Ativistas e legisladores comunitários estão fazendo um esforço renovado para uma implantação completa de câmeras corporais para policiais do Condado de Prince George, em Maryland, depois que um oficial sem o equipamento matou a tiros um homem algemado dentro da viatura. A polícia do condado tem apenas 80 câmeras corporais para mais de 1,5 mil policiais.

Rashawn Ray, membro da Brookings Institution e professor de sociologia da Universidade de Maryland, participou da pesquisa original do condado que levou ao programa piloto de câmeras corporais em 2015. Ele pede aos líderes que enviem as câmeras rapidamente a todos os policiais e diz que o recente esforço para expandir o programa veio tarde demais. “É indesculpável que isso não tenha acontecido cinco anos depois, em um dos 30 maiores departamentos de polícia dos Estados Unidos”, considera.

A conselheira do condado Deni Taveras planeja reintroduzir a legislação para exigir legalmente que todos os policiais usem câmeras corporais. Ela trabalhou na legislação no ano passado, mas falhou.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Gina Ford, porta-voz da executiva do condado, Angela Alsobrooks, diz que o financiamento para a instalação dos equipamentos já foi feito e a questão é considerada uma prioridade. Foram reservados quase US$ 2 milhões para a implantação completa do programa nos últimos dois anos, mas a maior parte dos fundos deve ser aprovada pelo conselho no orçamento deste ano, antes que as câmeras possam ser implantadas.

O condado citou o custo do armazenamento de dados como o principal motivo pelo qual as câmeras não foram distribuídas mais amplamente. Segundo a polícia do Condado de Prince George, o chefe Hank Stawinksi sempre apoiou totalmente as câmeras corporais. Os departamentos de polícia de Montgomery County e DC equiparam seus policiais com câmeras corporais em 2015 e 2016, respectivamente. A Polícia do Condado de Fairfax informa que em breve as câmeras corporais serão substituídas. O Condado de Arlington não possui câmeras corporais, citando o custo após um teste inicial.

(Com informações de Fox 5)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes