O atirador que matou uma mulher e feriu outras cinco pessoas em um ônibus da Greyhound no sul da Califórnia estava xingando e murmurando incoerentemente antes do ataque, segundo passageiros e autoridades. Os investigadores estão tentando determinar um motivo para o ataque aparentemente aleatório nessa segunda-feira (3), que deixou duas pessoas em estado crítico.

Anthony Devonte Williams, 33 anos, de Capitol Heights, Maryland, foi preso depois que os passageiros conseguiram desarmá-lo e tirá-lo do ônibus. “Não há indicação de que ele conhecia alguém por lá”, revelou o sargento Brian Pennings, da Patrulha Rodoviária da Califórnia.

Williams foi indiciado na prisão de Kern County na noite dessa segunda-feira por suspeita de assassinato e tentativa de assassinato e foi mantido sem fiança.

O ônibus lotado estava indo de Los Angeles para San Francisco quando tiros foram disparados, por volta de 1h30min, na Interestadual 5, perto da pequena comunidade montanhosa do Lebec, a 113 quilômetros a noroeste de Los Angeles.

Além do motorista, estavam a bordo 42 passageiros, incluindo crianças de seis e oito anos que não foram feridas. O passageiro Mark Grabban, 29 anos, contou que, de repente, o homem começou a xingar e atirar. “O atirador disparou oito ou nove tiros que pareciam durar para sempre. Eu estava esperando que um me atingisse”, relatou.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Os passageiros feridos começaram a gemer e outros começaram a entrar em pânico. O motorista estacionou no acostamento da rodovia e alguns passageiros conseguiram tirar o homem do ônibus.

Socorro

Os próprios passageiros deram os primeiros socorros aos feridos, enquanto o motorista continuava na saída seguinte, onde parou em um posto de gasolina. Enquanto isso, os policiais levaram Williams sob custódia no acostamento da estrada onde ele havia sido deixado.

A arma, uma pistola semi-automática de 9 mm e vários cartuchos de munição foram encontrados no ônibus.

A passageira morta era uma mulher de 51 anos da Colômbia, com base no passaporte, mas seu nome não foi divulgado imediatamente. Um homem de 45 anos e uma mulher de 19 anos foram hospitalizados em estado crítico, uma mulher de 39 anos teve ferimentos graves, um homem de 49 anos teve ferimentos moderados e uma mulher de 50 anos sofreu ferimentos leves. Os demais passageiros foram posteriormente levados para o norte da Califórnia em outro ônibus.

(Com informações de Associated Press)

Publicidade