Agentes do FBI prenderam nessa quinta-feira (16) um ex-reservista das Forças Armadas do Canadá e dois outros homens ligados a um violento grupo neonazista, sob suspeita de estarem planejando um atentado durante uma manifestação pró-armas na capital da Virginia na próxima semana.

Os três homens são membros da Base e foram presos sob acusações federais em uma queixa criminal em Maryland, segundo comunicado do Departamento de Justiça. A denúncia acusa o canadense Patrik Jordan Mathews, 27, e Brian Mark Lemley Jr., 33, de Elkton, Maryland, de transportar uma arma de fogo e munição com a intenção de cometer um crime. William Garfield Bilbrough IV, 19, de Denton, Maryland, é acusado de “transportar e abrigar estrangeiros”.

Acredita-se que os três homens planejavam participar da manifestação pró-armas marcada para segunda-feira (20) em Richmond, de acordo com um policial que falou com a Associated Press sob condição de anonimato por discutir uma investigação em andamento.

Estado de emergência

O governador da Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência na quarta-feira (15) e baniu todos os tipos de armas da manifestação, citando relatos de que grupos de milícias armadas planejavam participar do ato.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

A Liga de Defesa dos Cidadãos da Virginia e os Gunowners of America entraram com uma ação na quinta-feira buscando uma liminar especificamente contra a proibição de armas de fogo. Porém, o pedido foi negado pela Justiça.

Articulação

Em salas de bate-papo criptografadas, os membros da Base discutiram cometer atos de violência contra negros e judeus, maneiras de fazer dispositivos explosivos improvisados, seus campos de treinamento no estilo militar e seu desejo de criar um “etno-estado” branco, de acordo com a declaração de um agente do FBI.

Mathews e Lemley foram presos em Delaware e Bilbrough foi preso em Maryland, de acordo com Marcia Murphy, porta-voz do escritório da Procuradoria dos EUA em Maryland. Todos os três homens compareceram à corte na quinta-feira à tarde em Greenbelt, Maryland.

(Com informações de Associated Press)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas