Devido à pandemia de coronavírus, foram adotadas medidas para diminuir a população carcerária na Virgínia. Diante das ações, desde o final de fevereiro, o número de detenções em cadeias locais e regionais diminuiu de aproximadamente 10 mil, durante um período de duas semanas, para pouco mais de 4 mil.

Em 7 de abril, a população carcerária do estado era de 24 mil presos, o que representa uma queda de 17% em relação a 1º de março. A Virginia também viu um declínio de 67% no número de prisões por delitos em todo o estado.

“Estamos diante de uma emergência de saúde pública sem precedentes, que nos obrigou a trabalhar em conjunto para desenvolver soluções exclusivas”, explica o governador Ralph Northam.

“As partes interessadas da justiça criminal em todo o estado estão usando as ferramentas disponíveis para diminuir a população carcerária e enfrentar essa crise de maneira responsável, humana e deliberada. Esse é exatamente o tipo de cooperação de que precisamos, e parabenizo nossos funcionários de segurança pública e exorto-os a continuar esses importantes esforços”, acrescenta.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Em 19 de março, o governador Northam emitiu orientações aos funcionários da justiça criminal local, pedindo que eles considerassem medidas proativas para mitigar a disseminação do Covid-19, garantindo a segurança pública.

A administração estadual emitiu uma declaração conjunta com agências locais de segurança pública, incluindo a Virginia Sheriffs Association (VSA), a Virginia Association of Commonwealth’s Attorneys (VACA), a Virginia Indigent Defense Commission (IDC) e a Virginia Association of Regional Jails (VARJ). )

Entre as medidas adotadas estão a permissão de modificações de sentenças para crimes mais leves e o uso de soluções alternativas ao encarceramento, como monitoramento eletrônico doméstico (tornozeleira).

“O governador Northam instou as autoridades locais a trabalharem juntas para reduzir com segurança nossa população carcerária, e esse esforço inicial e agressivo está claramente funcionando”, disse o secretário de Segurança Pública e Segurança Interna, Brian Moran.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas