À luz dos protestos em todo o país contra a brutalidade policial, pelo menos um chefe de polícia da área de DMV planeja implementar uma nova política contra os abusos de autoridade. “Temos que fazer o possível para proteger os direitos dos cidadãos e garantir que não haja mais nenhum tipo de crime ou conduta indevida praticada por policiais naquele momento”, afirma Marcus Jones, comandante do departamento no Condado de Montgomery, em Maryland.

Os protestos estão pedindo uma mudança na forma como os departamentos de polícia tratam os afro-americanos e as comunidades. Jones concorda com o chefe de polícia de Minneapolis, de que os outros quatro policiais que não intervieram são igualmente responsáveis pela morte de George Floyd.

“Minha esperança é que o sindicato veja o benefício no que a comunidade exigiu e que eles trabalhem conosco de mãos dadas para criar essa política, isso será justo”, considera. O chefe de polícia confirma que seria ele quem criaria essa política e ela não é retroativa, ou seja, não pode ser aplicada a incidentes que ocorreram antes de sua aprovação.

Recentemente nomeado, Jones é um dos dois chefes de polícia negros na área da grande Washington, DC – o outro é Michael Harrison, comissário da cidade de Baltimore. Embora os protestos no Condado de Montgomery não tenham ocorrido da mesma maneira que algumas das manifestações em DC desde sexta-feira, muitos moradores locais disseram ter participado dos protestos de fim de semana no Distrito.

Violência

Como líder na comunidade afro-americana e oficial, Jones repudia as ações de violência vistas na capital e em outras cidades do país durante as manifestações pelo assassinato de George Floyd.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

“Para mim, isso é inaceitável em nossa sociedade. Eu não me importo com o que as pessoas dizem, as pessoas estão frustradas, entendemos isso. Mas existem outras maneiras de desabafar suas frustrações do que expor isso a empresários e comunidades inocentes que terão que se reconstruir como resultado disso”, declara, também condenando oficiais que estão agindo agressivamente contra os manifestantes.

Há também imagens marcantes, como um vídeo feito no fim de semana, mostrando o que parece ser um policial branco da polícia de Montgomery ajoelhado durante um protesto realizado em Germantown. Vídeos mostram policiais fazendo o mesmo em DC.

“À medida que avançamos, é sobre isso que eu realmente converso com nossos oficiais. Não estamos aqui para criar o momento. Este não é o nosso tempo, certo? Isso não é algo que precisamos mostrar ao mundo, como é grande e ruim o departamento de polícia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo, e particularmente à nossa comunidade, que somos parceiros para manter um lugar seguro”, explica o oficial.

(Com informações de Fox 5)

Publicidade
Curso de inglês