Oficiais do Corpo de Bombeiros do Condado de Loudoun, na Virginia, afirmam que uma bateria de íon-lítio com defeito dentro de um carrinho de controle remoto de brinquedo é a culpada por um incêndio em Aldie, que causou quase US$ 1 milhão em danos.

Não houve feridos com gravidade quando as chamas irromperam na noite da última sexta-feira (21), mas a família de quatro pessoas que vivia na casa em Trilobite Court precisou buscar um novo lugar para ficar. Amigos criaram uma vaquinha on-line para ajudar.

“As baterias de íon de lítio fornecem energia para muitos tipos de dispositivos, incluindo smartphones, laptops, scooters, brinquedos e até carros. Cuidado ao usá-las. Em casos raros, elas podem causar incêndio ou explosão. Pare de usar a bateria imediatamente se notar um odor estranho, mudança na cor, calor excessivo, mudança na forma, vazamentos ou ruídos estranhos. Se for seguro fazer isso, afaste o dispositivo de qualquer coisa que possa pegar fogo e ligue para o 911”, orienta a corporação.

Dicas de segurança:

– Compre e use dispositivos que são listados por um laboratório de testes qualificado.

– Siga sempre as instruções do fabricante.

– Use apenas a bateria projetada para o dispositivo.

Publicidade
CCA idiomas

– Coloque as baterias no dispositivo da maneira certa.

– Use apenas o cabo de carregamento que acompanha o dispositivo.

– Não carregue o aparelho debaixo do travesseiro, na cama ou no sofá.

– Mantenha as baterias em temperatura ambiente. Não coloque as baterias sob a luz solar direta ou em veículos aquecidos.

– Guarde as baterias longe de qualquer coisa que possa pegar fogo.

(Com informações de Fox 5)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes