O governador de Maryland, Larry Hogan, emitiu duas ordens de emergência nessa quarta-feira (1º) relacionadas ao enfrentamento à pandemia de coronavírus. As medidas incluem a expansão dos serviços de telemedicina e o reconhecimento como essenciais dos cuidados com pessoas com deficiência.

“Como nosso estado enfrenta desafios novos e sem precedentes, precisamos nos adaptar, ser inovadores e inclusivos em nossa resposta. As ordens que emiti ajudam a garantir que os habitantes de Maryland de todas as idades e habilidades possam continuar recebendo serviços essenciais durante toda a crise de saúde pública”, justificou o governador.

A ordem atual altera a ordem executiva de 20 de março em relação à telessaúde , expandindo esses serviços além dos métodos somente de áudio. Com esse pedido, os prestadores de serviços de saúde podem oferecer atendimentos via internet, por exemplo, desde que toda e qualquer prática seja clinicamente apropriada, devidamente documentada e cumpra os padrões exigidos. Esses serviços de telessaúde também são elegíveis para reembolso pelo Medicaid.

Publicidade

A outra ordem executiva emitida assegura que os trabalhadores que prestam serviços de apoio às pessoas com deficiência sejam tratados como prestadores de serviços de saúde sob a Lei de Resposta ao Coronavírus da Família, recentemente promulgada.

Esse pedido reconhece oficialmente a função essencial dos serviços para as pessoas com deficiência – incluindo atendimento domiciliar, serviços de interpretação, serviços sociais e sistemas de apoio ao abuso de substâncias e doenças mentais – e designa aqueles que prestam esses serviços como prestadores essenciais de serviços de saúde. Todas as ordens emitidas pelo governador podem ser conferidas aqui.

Até essa quarta-feira, o estado tinha relatados 1.985 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 325 registros, o maior de um dia para o outro até o momento. O Departamento de Saúde anunciou mais13 mortes em decorrência da doença, elevando o total do estado para 31 óbitos. Atualmente, existem mais de 4 mil casos de Covid-19 na região da capital nacional.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas