A pandemia de coronavírus afeta também os pés das pessoas, de acordo com um podólogo da área de DC com conselhos sobre o que pode ajudar. “Na verdade, estamos vendo uma grande variedade de problemas nos pés, muita dor no calcanhar, muita dor no arco”, conta Howard Osterman, sobre os pacientes que visitam seus consultórios em Silver Spring, Maryland, e DC.

Ele integra a Foot and Ankle Specialists of the Mid-Atlantic, é podólogo da equipe do Washington Wizards e do Washington Mystics e consultor de equipes esportivas da Universidade de Georgetown.

Segundo o especialista, inúmeros fatores potenciais podem contribuir para os problemas, como ganho de peso, muito tempo em pé, mais atividades físicas e mais tempo com os pés descalços do que o normal. “Não ande descalço ou de chinelo o dia todo”, orienta, recomendando que todos usem sapatos diariamente por três a quatro horas. “Também há exercícios que você pode fazer”, salienta Osterman.

Um exercício para apoiar a boa saúde dos pés que ele recomenda é usar os dedos dos pés para segurar e soltar uma toalha ou meia enrolada em várias repetições de dez vezes com o pé esquerdo e dez com o direito. “E o que você acaba fazendo é fortalecer os músculos do seu arco para que sinta menos dor na planta do pé”, explica.

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Interligação

Quando você ouve as pessoas reclamarem de esporão, dor no arco ou fascite plantar, Osterman comenta que os problemas estão interligados. “A planta do pé é chamada de superfície plantar. Então, a fáscia plantar é a grande faixa de tecido grosso que vai do calcanhar até a planta do pé. Vai por toda a sola do pé e é o grande suporte suspensor do seu arco”, descreve o especialista.

Quando alguém passa da posição sentada para a de pé e o pé quer se achatar, a tensão na tira de tecido da planta do pé afasta-se de onde o ligamento se fixa ao osso do calcanhar; também pode haver tração no meio do arco ou pela base dos dedos dos pés, causando a dor. “Tudo isso é fascite plantar por definição, mas mais comumente a ouvimos como dor no calcanhar”, conta Osterman.

“Se você está caminhando e está correndo uma milhagem extra ou está saindo e fazendo mais caminhadas, todas essas coisas são boas, mas a questão é: ‘Você precisa de um suporte de arco extra?’”, acrescenta. A dica do podólogo para pés doloridos ou para reduzir a inflamação: role uma garrafa de água congelada para frente e para trás sob a sola do pé.

(Com informações de WTop)

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