A pandemia de coronavírus suscitou uma correria às lojas especializadas e os estoques de máscaras faciais para a proteção contra o contágio logo sumiram das prateleiras. Atualmente, a demanda continua alta e há dificuldades até em repor os equipamentos para os profissionais da área da saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde encontrou uma forma criativa de garantir a proteção à população.

Na última semana, o ministério lançou nota informativa com orientações para confecção de máscaras caseiras, que funcionam como uma barreira física ao vírus e servem como proteção.

Publicidade
CCA idiomas

“Você pode fazer uma máscara usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. As máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem”, afirma o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Um vídeo disponibilizado no YouTube mostra uma maneira fácil de criar a barreira física contra o coronavírus, com materiais disponíveis em casa. Em outro, há orientações sobre os cuidados para usar as máscaras de pano.

Publicidade