Maryland está em estado de emergência, após um laboratório em Baltimore confirmar os três primeiros casos positivos de coronavírus no estado. Trata-se de três moradores do Condado de Montgomery: um casal na casa dos 70 anos e uma mulher na casa dos 50 anos.

A notícia foi dada pelo governador Larry Hogan em uma entrevista coletiva na Casa do Estado de Maryland na noite desta quinta-feira, dia 5. Segundo ele os pacientes contraíram o vírus enquanto estavam no exterior e estão em boas condições.

A equipe que atende o caso está ciente do histórico de viagens dos pacientes, mas não os divulgaram citando preocupações com a privacidade. Segundo Hogan, o vice-presidente Mike Pence e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças foram notificados sobre os casos. “Quando foram notificados de que tinham a possibilidade de exposição, foram levados a um hospital”, disse Fran Phillips, vice-secretário de serviços públicos de saúde em Maryland. “Eles não estavam gravemente doentes. Eles não foram hospitalizados. Eles ficaram em casa e foram levados a um hospital para serem testados”, completa.

Durante a coletiva, Hogan revelou que enviou um orçamento suplementar proposto de US$ 10 milhões para despesas emergenciais de preparação para o coronavírus. “Embora essas notícias sejam sérias, quero lembrar novamente a todos que é exatamente isso que nosso estado vem se preparando ativa e agressivamente há muitas semanas”, garantiu o governador.

O governador pediu ainda que os moradores de Maryland mantenham suas rotinas, e garantiu que esse não é um motivo para entrar em pânico, porém alerta para os cuidados a serem tomados. “Os habitantes de Maryland devem ir ao trabalho ou à escola, como normalmente fazem. Ao mesmo tempo, quero continuar lembrando a todos para se prepararem e continuarem informados”, orienta Hogan.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Assista às observações de Hogan no vídeo abaixo.

Cuidado para prevenir o coronavírus

O Departamento de Saúde de Maryland aconselha qualquer pessoa que viajou para uma área que confirmou casos de coronavírus ou entrou em contato com alguém que contratou o novo vírus para executar as seguintes etapas:

  • Ligue para o seu médico ou pronto-socorro antes de ir
  • Informe-os sobre viagens recentes e contatos próximos (como pessoas em sua casa)
  • Use uma máscara, se houver uma disponível

Para mais informações sobre o surto de coronavírus em Maryland, visite o site do Departamento de Saúde de Maryland.

 

(Com informações de WTOP)

Publicidade
Curso de inglês