De acordo com um funcionário do governo, um ensaio clínico será iniciado para avaliar uma vacina projetada para proteger contra o novo coronavírus. O primeiro participante do teste receberá a vacina experimental nesta segunda-feira (16), disse a autoridade, falando sob condição de anonimato, porque o estudo ainda não foi anunciado publicamente.

Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) estão financiando o estudo, que está ocorrendo no Kaiser Permanente Washington Health Research Institute, em Seattle, conforme o funcionário. As autoridades de saúde pública estimam que levará de um ano a 18 meses para validar completamente qualquer vacina potencial.

Os testes começarão com 45 voluntários jovens e saudáveis, com diferentes doses codesenvolvidas pelo NIH e Moderna Inc. Não há chance de os participantes serem infectados pelas doses, porque não contêm o próprio vírus. O objetivo é puramente verificar se as vacinas não mostram efeitos colaterais preocupantes, preparando o terreno para testes maiores.

Dezenas de grupos de pesquisa em todo o mundo estão correndo para criar uma vacina, à medida que os casos de Covid-19 continuam a crescer. É importante ressaltar que eles estão buscando diferentes tipos de vacinas, desenvolvidas a partir de novas tecnologias que não são mais rápidas de produzir do que as inoculações tradicionais, mas podem ser mais potentes.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

Alguns pesquisadores até buscam vacinas temporárias, que podem proteger a saúde das pessoas um mês ou dois por vez, enquanto é desenvolvida uma proteção mais duradoura.

Para a maioria das pessoas, o novo coronavírus causa apenas sintomas leves ou moderados, como febre e tosse. Para alguns, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes, pode causar doenças mais graves, incluindo pneumonia. A pandemia adoeceu mais de 156 mil pessoas e deixou mais de 5,8 mil mortos. O número de mortes nos Estados Unidos é superior a 50, enquanto as infecções se aproximaram de 3 mil em 49 estados e no Distrito de Columbia.

(Com informações da Associated Press)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas