Com nove pessoas testando positivo para o novo coronavírus em DC, Maryland e Virgínia, os executivos locais estão aconselhando os residentes da área a não entrar em pânico. No entanto, especialistas em saúde dizem que você deve estar preparado e usar o bom senso todos os dias.

O vírus que causa o Covid-19 é algo novo, e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram que ainda estão estudando como se espalha. Mas é transmitida como muitas outras infecções respiratórias e pode se espalhar de pessoa para pessoa.

“Para a maioria das pessoas, o risco imediato de ser exposto ao vírus que causa o Covid-19 é baixo. Atualmente, esse vírus não é comum nos Estados Unidos”, afirma o CDC.

“Os riscos para a população em geral são extremamente baixos”, assegurou o prefeito de Fairfax, David Meyer, em uma entrevista coletiva no domingo (8) sobre o caso mais recente envolvendo um homem do condado.

“Ninguém deve entrar em pânico”, reiterou Jeffrey C. McKay, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Fairfax, acrescentando que adere a boas práticas de higiene para evitar a propagação de doenças.

“Gostaria que o público soubesse que, neste momento, não são recomendadas precauções adicionais além das simples medidas diárias que todos devem tomar para evitar a propagação da gripe e outras doenças respiratórias, para impedir a propagação de germes”, disse Benjamin Schwartz, diretor de epidemiologia e saúde da população do Condado de Fairfax, durante a entrevista coletiva.

O que não fazer:

Não entre em pânico com o que você está ouvindo sobre o coronavírus.

Não acumule ou armazene suprimentos.

Se você sabe que alguém está doente, não passe tempo com ele, a menos que seja absolutamente necessário.

Publicidade

Não vá trabalhar se estiver doente.

Se você estiver doente, evite áreas públicas e transporte público.

Não se preocupe com uma máscara facial, a menos que esteja mostrando sinais de Covid-19.

O que fazer

Mantenha uma boa higiene básica.

O CDC recomenda lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Embora seja difícil, evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Cubra sua tosse ou espirro com um lenço de papel e jogue-o no lixo.

Por enquanto, o coronavírus não exige que você tome medidas drásticas. Nenhum surto foi declarado.

(Com informações de WTop)

Publicidade