A pandemia de coronavírus provocou mais dez mortes em Maryland no fim de semana, elevando o número de óbitos por Covid-10 para 15 no estado, que alcançou a marca de 1.239 casos confirmados, segundo a última atualização dos dados. O Departamento de Saúde de Maryland (MDH) anunciou cinco mortes no sábado (28), todos com mais de 50 anos.

As vítimas são um morador do Condado de Prince George e um residente do Condado de Charles, ambos na casa dos 50 anos; um residente do Condado de Wicomico e um morador da cidade de Baltimore, ambos na casa de 60 anos e com condições médicas subjacentes; e um morador da cidade de Baltimore, na casa dos 80 anos e com doenças associadas.

No domingo (29), o Departamento de Saúde de Maryland confirmou mais cinco mortes como resultado do Covid-19: um homem do Condado de Carroll nos seus 90 anos e com condições médicas subjacentes; um morador do Condado de Howard nos seus 70 anos e com doenças associadas; um homem do Condado de Prince George na casa dos 30 anos e com condições médicas subjacentes; uma mulher do Condado de Prince George de 50 anos e condições médicas subjacentes; e um homem do Condado de Prince George de 70 anos com doenças crônicas.

Estatísticas

Até a última atualização dos dados, eram 1.239 casos confirmados no estado, mais de 12,3 mil testes negativos e 277 hospitalizações. A maior incidência está no Condado de Montgomery, onde foram relatos os primeiros casos, que chegou a 301 registros. Em seguida, vêm o Condado de Prince George, com 247 casos; o Condado de Baltimore, com 162; e a cidade de Baltimore, com 129.

A faixa etária entre 50 e 59 anos concentra o maior número de casos até o momento, com 243. Logo a seguir, aparece a faixa etária entre 40 e 49 anos, com 241. Há 203 casos de pessoas com idades entre 30 e 39 anos; 191 de 60 a 69; 165 de 20 a 29; 117 de 70 a 79 anos; 54 em pessoas com 80 anos ou mais; 21 entre crianças e jovens entre dez e 19 anos; quatro de crianças até nove anos. No estado, a doença acomete mais mulheres (634) que homens (605).

Publicidade

Surto em Carroll

Oficiais do Estado, em coordenação com o Departamento de Saúde do Condado de Carroll, anunciaram nesse domingo um surto de Covid-19 no Lar de Idosos Pleasant View, em Mount Airy, onde um total de 66 residentes testaram positivo e 11 estão atualmente hospitalizados.

Várias agências estaduais trabalham em estreita colaboração com o departamento de saúde local e as instalações, à medida que tomam medidas urgentes para proteger residentes e funcionários que possam ter sido expostos ao vírus.

“Levou quase três semanas para a Região da Capital Nacional passar de zero a mil casos de Covid-19. Foram necessários três dias para que a região passasse de mil a 2 mil casos em Washington, DC; Maryland e Virgínia. Trata-se de uma emergência em rápida evolução e crescente, que agora circunda a capital do país”, declarou o governador Larry Hogan.

“Como alertamos há semanas, os habitantes de Maryland mais velhos e aqueles com condições de saúde subjacentes são mais vulneráveis ​​e têm um risco significativamente maior de contrair esta doença. Continuamos pedindo que os habitantes de Maryland fiquem em casa, exceto por razões essenciais, a fim de ajudar a impedir a propagação deste vírus”, acrescentou.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes