A confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil completou um mês nessa quinta-feira (26) e, nesse período, o país teve 2.915 confirmações de Covid-19, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde. Até o momento, são 77 mortes.

A maioria dos óbitos ocorreu em São Paulo (58), enquanto o Rio de Janeiro registrou nove mortes. O Amazonas teve uma morte, assim como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Centro-Oeste também entrou na lista de óbitos, com uma morte em Goiás. No Nordeste, Ceará e Pernambuco contabilizam três mortes cada.

Nessa quinta-feira, o Ministério da Saúde destacou ações que estão sendo feitas para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações, de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19.

Publicidade
CCA idiomas

Além disso, a pasta liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus. O Ministério da Saúde também reconheceu que existem desafios a serem superados, especialmente por causa do início da sazonalidade, ou seja, maior circulação de vírus respiratórios no Brasil com a chegada do outono/inverno.

O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, reforça que a população siga as recomendações de evitar aglomerações e que idosos fiquem em casa. “Embora não dê para fazer uma previsão de quantos casos teremos nas próximas semanas, sabemos que o número vai aumentar, especialmente porque estamos adquirindo mais testes e vamos diagnosticar mais. Pode ser que a situação no Brasil seja melhor que a da Itália, nas próximas semanas, mas tudo depende do comportamento do vírus”, aponta.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, relata a dificuldade de obter insumos e equipamentos. “Esse é um problema mundial neste momento. Nosso maior desafio agora é monitorar a ocorrência de influenzas (gripe) simultaneamente aos casos de coronavírus, porque estamos na sazonalidade de circulação de vírus respiratórios”, completa.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes