Já está em operação no Distrito de Columbia o DC Covid Alert Notice (DC CAN), um sistema de notificação que alerta os usuários de dispositivos móveis sobre a possibilidade de exposição a alguém com teste positivo para coronavírus. Semelhante ao Covidwise, adotado na Virginia, a ferramenta é gratuita e está disponível para iPhone ou smartphones Android.

“Estamos encorajando todos os residentes do Distrito, e aqueles que passam algum tempo em DC, a optar pelo DC CAN. Usar o sistema é uma maneira rápida e fácil de saber se você pode ter sido exposto à Covid-19. A adesão é mais uma forma de se proteger, a seus amigos e familiares, e a toda a nossa comunidade”, afirma a prefeita Muriel Bowser.

Os residentes de DC receberão uma notificação push convidando-os a optar por alertas de exposição. No iOS, os usuários poderão optar por notificações de exposição por meio das configurações, sem precisar baixar um aplicativo. No Android, os usuários serão solicitados a ativar e instalar o aplicativo DC CAN a partir da Google Play Store. Além disso, a qualquer momento, os usuários também podem acessar diretamente as configurações do iOS para habilitar o sistema ou acessar a Play Store para baixar o aplicativo DC CAN.

Publicidade

“Essa tecnologia foi criada com o único propósito de nos ajudar a impedir a disseminação da Covid-19. Saber seu histórico de exposição permite que você se coloque em quarentena rapidamente, procure atendimento médico e reduza o potencial de exposição de outras pessoas”, explica LaQuandra S. Nesbitt, diretora da DC Health.

O DC CAN protege a privacidade dos usuários e a segurança dos dados. O Sistema de Notificação de Exposição não rastreia a localização dos usuários e apenas autoridades de saúde pública podem operá-lo. As informações dos usuários não serão compartilhadas com nenhuma outra agência, como a polícia ou imigração. Mais informações estão disponíveis neste endereço.

Publicidade