O governador Ralph Northam declarou, já na sexta-feira (31), mas com efeito a partir desta segunda (3), estado de emergência na Virginia, devido à passagem da tempestade tropical Isaias, que pode chegar às Carolinas como um furacão e impactar partes do litoral.

“O furacão Isaias é uma tempestade séria, e as previsões atuais indicam que pode impactar partes da Virgínia. Esse estado de emergência garantirá que as localidades e as comunidades tenham a assistência necessária para proteger a segurança dos virginianos, principalmente à medida que continuamos a lidar com a crise de Covid-19. Encorajo os virginianos a tomar todas as precauções necessárias, monitorar as previsões meteorológicas locais e manter-se alertas”, orientou Northam.

O estado de emergência permite que o governo estadual mobilize recursos e equipamentos necessários para os esforços de resposta e recuperação. Inundações, ventos fortes e chuva podem vir junto com uma tempestade tropical ou furacão, com alto potencial de danos.

Publicidade
Curso de inglês

Temporada de furacões

Na semana passada, o estado já havia sugerido aos moradores que se preparassem para a fase crítica da temporada de furacões. Um guia de evacuação foi lançado, descrevendo ações de preparação, resposta e recuperação destinadas a reduzir o risco de transmissão de Covid-19 e proteger a saúde pública durante os eventos.

A equipe de suporte de emergência da Virgínia (VEST) está monitorando ativamente a situação e coordenando recursos e informações para se preparar para a tempestade. O Centro de Operações de Emergência da Virgínia (VEOC) coordenará os esforços de preparação com autoridades locais, estaduais e federais.

Publicidade
Curso de inglês