Total de votos do colégio eleitoral:

A sexta-feira (6) começa sem que ainda haja um vencedor declarado na eleição à presidência dos Estados Unidos, mas isso pode mudar até o fim do dia, na medida em que a apuração chega à reta final, com a possibilidade de mais estados divulgarem seus resultados. No momento, Joe Biden lidera a corrida, com 264 votos do colégio eleitoral e a seis de ganhar a Casa Branca, contra 214 de Donald Trump, que busca a reeleição.

Trump está testando até onde pode ir usando as armadilhas do poder presidencial para minar a confiança na eleição desta semana contra Biden, enquanto o democrata ganha terreno em disputas acirradas nos principais campos de batalha e avança na Geórgia.

Com seu caminho para a reeleição parecendo encolher, Trump apresentou nessa quinta-feira (5) acusações não comprovadas de fraude eleitoral para argumentar falsamente que seu rival estava tentando tomar o poder. Foi um esforço extraordinário de um presidente americano em exercício para semear dúvidas sobre o processo democrático.

Publicidade

“Este é o caso em que eles estão tentando roubar uma eleição, eles estão tentando fraudar uma eleição”, declarou Trump do pódio da sala de reuniões da Casa Branca, uma manifestação que gerou críticas até de republicanos, seus colegas de partido.

Os comentários do presidente aprofundaram um sentimento de ansiedade nos Estados Unidos, à medida que os americanos entram em seu terceiro dia completo após a eleição sem saber quem será o presidente nos próximos quatro anos.

Enquanto isso, Biden ultrapassou Trump na Geórgia nessa sexta-feira e está se aproximando de fazer o mesmo na Pensilvânia, onde os votos ainda estão sendo contados. Uma vitória em um desses campos de batalha estratégicos ou em Nevada, onde também lidera, definirá o democrata como vencedor da eleição e 46º presidente da história norte-americana.

(Com informações da Associated Press)

Publicidade