Total de votos do colégio eleitoral:

Enquanto Joe Biden está a caminho de ganhar as eleições norte-americanas com 290 dos 270 votos necessários do colégio eleitoral, e uma vantagem de mais de 4 milhões nos votos populares, margem que ainda pode crescer à medida que as cédulas continuam sendo contadas, Donald Trump não admite a derrota. O atual presidente promete recorrer à Justiça para reverter a decisão.

Afastando-se da tradição democrática de longa data e sinalizando uma transferência de poder potencialmente turbulenta, o republicano emitiu uma declaração combativa enquanto estava em seu campo de golfe na Virgínia. Trump disse que sua campanha iria propor ações legais (não especificadas) e que “não iria descansar até que o povo americano tivesse a contagem de votos honesta que merece e que a democracia exige”.

Publicidade

Ele aponta atrasos no processamento da votação em alguns estados para alegar, sem apresentar provas, que houve fraude eleitoral e argumentar que seu rival estava tentando tomar o poder – uma acusação extraordinária de um presidente em exercício tentando semear dúvidas sobre o processo eleitoral. Trump é o primeiro presidente em exercício a perder a reeleição desde o republicano George HW Bush, em 1992.

Neste sábado (7), ele deixou a Casa Branca e foi jogar golfe, enquanto os resultados aumentavam gradualmente a liderança de Biden na Pensilvânia. Pelo Twitter, afirmou: “Eu ganhei esta eleição por muito!”. A recusa de Trump em ceder não tem implicações legais, mas pode aumentar o desafio do próximo governo de unir o país após uma eleição amarga.

(Com informações da Associated Press)

Publicidade