O Juneteenth marca o dia em que, em 19 de junho de 1865, um general do Exército da União leu as ordens federais em Galveston, Texas, proclamando que as pessoas escravizadas eram livres. Este ano, a celebração anual em referência ao fim da escravidão nos Estados Unidos cai nesta sexta-feira e ocorre em meio à pandemia de coronavírus e a protestos generalizados contra o racismo sistêmico, desencadeados pelo assassinato de George Floyd, em 25 de maio, sob custódia da polícia de Minneapolis.

Embora o Juneteenth não seja um feriado federal, há um interesse renovado este ano para comemorar o dia de uma maneira mais abrangente e significativa. Assim, vários protestos são esperados em toda a área de DMV.

A página Strike for Black Lives tem um mapa de Washington, DC, com uma sobreposição de onde e quando alguns grupos estarão reunidos. Por causa da pandemia, os organizadores estão lembrando os participantes a usar máscaras e estar cientes das medidas de distanciamento social.

DC

Diversas manifestações estão marcadas para a capital do país durante o dia. O Strike for Black Lives propõe “ações disruptivas”, com o objetivo de fechar a cidade. O movimento está pedindo às pessoas que bloqueiem os principais cruzamentos e rodovias. Os empresários devem colocar um cartaz do Black Lives Matter, fechar seus negócios e mostrar solidariedade aos trabalhadores, de acordo com os organizadores.

A plataforma do Movement for Black Lives inclui pressionar por mudanças na polícia, pedir a renúncia do presidente Donald Trump e mais investimentos nas comunidades negras. Um evento local inclui uma marcha que começa às 13 horas no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana no National Mall e termina no Memorial Martin Luther King Jr.

Publicidade
CCA idiomas

Os promotores de Moechella e Million Moe March começarão o dia perto do Trump International Hotel, no centro de DC, para pedir a retirada de fundos da polícia. A partir desse ponto, um evento no final da tarde passará do Black Lives Matter Plaza para as ruas 14 e U, do noroeste, às 16 horas.

Maryland

Na Marcha pela Igualdade Racial, em Halethorpe (Maryland), às 15 horas, um grupo irá da 5101 East Drive para o Arbor Manor Park, em Arbutus. Em Silver Spring, os manifestantes se reunirão em frente ao Centro Cívico, também às 15 horas.

Virgínia

Na Virginia, nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, ocorre uma celebração em referência à data na Primeira Igreja Batista de Viena.

Neste sábado (20), será realizado um passeio de bicicleta no Condado de Fairfax, partindo do Northside Social às 11 horas. Será um percurso de oito quilômetros para mostrar, de acordo com os organizadores, solidariedade e homenagear o feriado. Os participantes devem usar preto e fazer uma doação de US$ 20 à National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) do condado.

(Com informações de WTop)

Publicidade
CCA idiomas