O Distrito de Columbia iniciará o processo de reabertura nesta sexta-feira (29), depois de atingir uma referência fundamental na luta contra o coronavírus: um declínio de 14 dias na disseminação na comunidade. Nessa quarta-feira (27), a prefeita Muriel Bowser também disse que vai suspender a ordem de permanência em casa, embora reuniões de mais de dez pessoas ainda sejam proibidas e o distanciamento social e coberturas de rosto permaneçam recomendadas.

“Quero esclarecer que o Covid-19 ainda está em nossa comunidade, em nossa região e em nosso país, e a emergência de saúde pública continuará”, afirmou a prefeita, alertando sobre novas infecções, sem cura ou vacina disponível.

“Quando começamos a reabrir, não se pode dizer o suficiente para que cada um de nós tenha um papel a desempenhar na proteção de nós mesmos. Temos uma responsabilidade compartilhada de impedir a propagação do vírus”, reforçou.

Ela reconheceu que a primeira fase do plano de reabertura provocará mudanças leves. “A restrição de ficar em casa foi suspensa e algumas atividades foram adicionadas ao que podemos fazer, mas são mínimas”, afirmou, encorajando a manutenção do teletrabalho.

“Levando essas responsabilidades a sério, podemos continuar progredindo e avançando para levar nossos filhos de volta à escola e as pessoas de volta ao trabalho. Se não os levarmos a sério, corremos o risco de perder o progresso que fizemos com nosso sacrifício compartilhado”, ponderou.

O que reabre

Empresas não essenciais, como o varejo, podem começar a reabrir, para a retirada de pedidos no balcão ou entrega em casa. O atendimento presencial nesses estabelecimentos ainda estará proibido.

Publicidade
CCA idiomas

Barbearias e salões de beleza poderão funcionar apenas com hora marcada, com as estações de trabalho respeitando a distância mínima de dois metros. Serviços de manicure e pedicure ainda estão suspensos.

Para restaurantes, além de comida para viagem e entrega, refeições ao ar livre serão permitidas, desde que as mesas estejam distantes como estipulado. E não mais que seis pessoas poderão se sentar à mesa de estabelecimentos que atualmente não são permitidos para lugares ao ar livre.

Em relação ao transporte público, o metrô seguirá seu próprio plano de reabertura.

Recreação

Alguns espaços de recreação ao ar livre poderão abrir, enquanto outros permanecerão fechados. Locais como parques, parques para cães, campos de golfe, quadras de tênis e áreas de atletismo podem reabrir.

No entanto, playgrounds, escolas públicas, centros de recreação e outras instalações internas da DC Parks and Recreation seguirão sem funcionar. Os esportes de contato também não poderão ser praticados ainda.

(Com informações de WTop)

Publicidade
CCA idiomas