O governador Ralph Northam apresentou nessa terça-feira (2) a segunda fase do plano “Forward Virginia”, para continuar com segurança a retomada gradual das atividades, que sofreram restrições por conta da emergência em saúde pública provocada pela pandemia de coronavírus. A nova fase deve iniciar nesta sexta-feira (5), mas o norte do estado e a cidade de Richmond vão permanecer no estágio inicial do plano de reabertura.

De acordo com o governo, as principais medidas de saúde em todo o estado continuam mostrando sinais positivos. A capacidade de internação hospitalar segue estável, a porcentagem de pessoas hospitalizadas para tratamento ou sob suspeita de Covid-19 está em tendência de queda, nenhum hospital está relatando escassez de equipamentos de proteção individual e a porcentagem de testes positivos continua em tendência de queda à medida em que a testagem aumenta.

As autoridades de saúde pública continuarão avaliando os dados, com base nos indicadores estabelecidos em abril, durante a reabertura da economia.

“Por causa de nossos esforços coletivos, a Virgínia fez um tremendo progresso no combate a esse vírus e salvou vidas. Por favor, continue usando uma cobertura para o rosto, mantenha distância física e fique em casa se tiver alto risco ou apresentar sintomas de Covid-19”, incentiva o governador.

Uma nova ordem executiva assinada por Northam estabelece diretrizes para a fase 2. O norte da Virgínia e a cidade de Richmond entraram na primeira fase na última sexta-feira, 29 de maio, e permanecerão assim para permitir o monitoramento adicional de dados de saúde.

O Condado de Accomack atrasou a reabertura devido a surtos em indústrias de processamento de aves, já controlados, e passará para a próxima fase com o restante do estado.

Publicidade
CCA idiomas

Fase 2

Na fase 2, a Virginia manterá uma estratégia de “mais segurança em casa”, com recomendações contínuas para distanciamento social, teletrabalho e exigindo que os indivíduos usem coberturas faciais em ambientes públicos internos.

O número máximo de pessoas permitido em uma reunião social aumentará de dez para 50. Todas as empresas ainda devem seguir as diretrizes de distanciamento físico, limpar e higienizar com frequência superfícies de alto contato e continuar com medidas de segurança aprimoradas no local de trabalho.

Os estabelecimentos que servem refeições e bebidas podem oferecer mesas em locais fechados, desde que a capacidade de ocupação seja reduzida a 50%. Academias de ginástica podem abrir áreas internas com 30% de ocupação, e determinados locais de recreação e entretenimento sem equipamentos compartilhados podem abrir com restrições.

Esses locais incluem museus, zoológicos, aquários, jardins botânicos e locais para concertos ao ar livre, esportes e artes cênicas. As piscinas também podem expandir as operações para instruções de exercícios internos e externos, mergulho e natação.

As diretrizes atuais para serviços religiosos, varejo não essencial e serviços de beleza pessoal permanecerão basicamente as mesmas na fase 2. Os acampamentos noturnos de verão, a maioria dos locais de entretenimento em recinto fechado, parques de diversões, feiras e outros eventos com presença de público seguem suspensos.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes