Brasileiros que vivem nos Estados Unidos estão organizando uma manifestação para este domingo (15), em frente ao consulado do Brasil em Washington, DC. A concentração está marcada para as 15 horas e a participação é aberta no ato definido pelos organizadores como uma exaltação ao patriotismo.

“Todos que quiserem podem participar. Ir com a camisa do Brasil, levar cartazes, bandeiras, apitos, e falar também se quiser. Estamos num país democrático. Será uma manifestação pacífica, ordeira”, assegura o jardineiro Dorval dos Santos Oliveira, um dos responsáveis pela organização.

Segundo ele, essa busca pela união da comunidade brasileira ocorre desde as eleições de 2018, que apontaram Jair Bolsonaro como presidente da República. “Nas primeiras reuniões tinha poucas pessoas, mas fomos conversando com as pessoas sobre a melhoria e a importância de lutar pelo nosso Brasil. Fazemos isso pelo nosso país e pelos nossos familiares. Estamos aqui lutando para que o Brasil mude e seja um país de primeiro mundo como os Estados Unidos”, justifica.

O grupo formado desde então se encarregou da organização e da participação em eventos como o deste domingo. “Para mostrar o patriotismo. Não importa se está longe, é preciso mostrar que amamos o nosso país. Quero um Brasil melhor, com respeito às leis, com pessoas honestas”, afirma Oliveira.

De acordo com ele, o convite aos brasileiros para participar é feito pelo Facebook e pelo WhatsApp. “A mobilização está um pouco devagar, por alguns problemas que estamos tendo na divulgação, mas estamos correndo atrás. Montamos um grupo de WhatsApp que já tem 80 pessoas, outro tem umas 30 pessoas e vamos mobilizando assim”, declara.

Publicidade
Curso de inglês

Atos no Brasil

As manifestações do dia 15 de março estão sendo organizadas por todo o Brasil, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, por grupos como o Movimento Brasil Conservador (MBC). “Patriotas que amam este país irão às ruas, em cada canto do Brasil, em defesa do primeiro governo que verdadeiramente representa os princípios e valores fundantes da nossa nação”, diz o MBC na página da vaquinha on-line criada para angariar recursos para a manifestação.

A intenção é arrecadar R$ 40 mil para cobrir os custos com trios elétricos, grades de isolamento, faixas, material para distribuição ao público (banners, cartazes, panfletos), camisetas, serviços fotográficos e despesas extras. Até a manhã desta quinta-feira (12), pouco mais da metade da meta havia sido atingida.

“A pauta é única: defesa do primeiro governo conservador da história da República brasileira. Estamos cansados de assistir um homem, que deu literalmente o sangue por nós, ser chantageado por uma corja que não o deixa governar”, afirma o grupo, referindo-se à oposição no Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Jair Bolsonaro e seu time incrível de ministros, mesmo com tantos inimigos que necessitam que o Brasil fracasse para voltarem ao poder, está transformando o país por meio de conquistas sem precedentes. Imaginem se não estivesse sendo diariamente chantageado por meio de ameaças”, conclui o MBC.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes