Com a justificativa de proteger a cadeia de suprimento de alimentos do Distrito e os trabalhadores da linha de frente durante a emergência de saúde pública de coronavírus (Covid-19), a prefeita Muriel Bowser emitiu uma ordem executiva nessa quarta-feira (8) que estabelece novas diretrizes para o funcionamento desse tipo de comércio. Na prática, a medida tira as feiras da lista de atividades essenciais.

De acordo com a ordem, nenhum comércio ao ar livre, a exemplo dos mercados de agricultores ou pescadores, pode operar sem autorização da prefeitura. Para obter a licença, o estabelecimento deve enviar um plano ao governo do distrito, delineando como vai operar e aplicar protocolos de distanciamento social. E esse plano deve ser aprovado.

Os protocolos de segurança, para funcionários e clientes, e distância social da ordem se aplicam a todos os “vendedores de alimentos no varejo”, como supermercados, mercados, mercearias, lanchonetes, refeitórios, bancos de alimentos, lojas de conveniência e outros estabelecimentos do gênero.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

As regras incluem colocar sinais na entrada instruindo os clientes a usar uma máscara ou uma cobertura para a boca e orientações para manter o distanciamento social; limite ao número de compradores que podem entrar de cada vez; marcação de lugar em filas e corredores de mão única, sempre que possível; fornecimento de desinfetante para as mãos; garantia de que o distanciamento social possa ser mantido nos caixas; além de reforço na higienização dos locais.

A decisão foi tomada após o fechamento do Mercado dos Pescadores no complexo The Wharf, no domingo (5), devido aos relatos de superlotação no dia anterior. Vídeos, fotos e capturas de tela postados nas mídias sociais mostraram centenas de pessoas reunidas no local histórico, ao longo da orla sudoeste.

A ordem também inclui várias emendas às ordens anteriores, como a remoção de tênis e golfe como atividades recreativas permitidas e o esclarecimento de que os jardins comunitários são abertos ao público.

Publicidade
Curso de inglês