Os protestos pela morte de George Floyd, um homem negro morto por um policial branco durante uma abordagem em Minneapolis (Minnesota), se espalharam pelos Estados Unidos durante o fim de semana e foram violentos em algumas cidades, como Richmond, na Virginia, que está sob toque de recolher até quarta-feira (3). O governador Ralph Northam declarou estado de emergência na Virginia e autorizou a assistência às localidades em resposta à escalada da violência.

Em sua justificativa, Northam apontou o registro de atividades ilegais, resultando em ferimentos a manifestantes pacíficos e socorristas, danos significativos à propriedade e escalada contínua de eventos violentos.

“Incidentes específicos incluem assembleias ilegais declaradas na cidade de Richmond, nos Condados de Prince William e Roanoke, danos extensos à propriedade na cidade de Richmond, incluindo a queima de dois prédios, incêndios em veículos, detritos e lixeiras, vandalismo, saques e danos a veículos policiais”, enumerou.

“Esta declaração de emergência fornecerá o apoio necessário às localidades, pois elas trabalham para manter nossas comunidades seguras. Há muitas vozes que defendem a justiça e a cura nos Estados Unidos e em nossa comunidade, mas outras estão explorando essa dor e incitando a violência”, considera Northam.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

O estado de emergência permite que o governo mobilize recursos, incluindo a Guarda Nacional da Virgínia, e disponibilize pessoas e equipamentos para ajudar as localidades em seus esforços para diminuir os protestos violentos e proteger a segurança pública.

A declaração aloca US$ 350 mil para agências estaduais e locais e operações de resposta e recuperação, autorizadas e coordenadas pelo Departamento de Gerenciamento de Emergências da Virgínia.

O governador atendeu ao pedido do prefeito Levar Stoney, ao estender o toque de recolher em Richmond. Enquanto o toque de recolher estiver em vigor, as pessoas devem permanecer em suas residências e só podem sair para procurar serviços de emergência ou viajar de e para casa, trabalho ou locais de culto.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes