A prefeita de Washington, Muriel Bowser, tomou novas medidas na tentativa de desacelerar o avanço da pandemia de coronavírus no Distrito. Entre as ações, está a soltura de presos e o fechamento de parques ao público.

Por meio da autoridade concedida pela “Lei de Emenda de Emergência de Resposta Covid-19”, aprovada recentemente pelo Conselho do Distrito de Columbia, houve a soltura de detidos na cadeia de DC, condenados por contravenção.

Havia 36 internos elegíveis e aproximadamente metade será beneficiada com a libertação imediata, enquanto não houver outras acusações a serem processadas. Após a liberação, esses residentes receberão apoio de serviços sociais e de saúde através da equipe do Ready Center.

Em 17 de março, quando a legislação de emergência foi aprovada, a Cadeia de Washington abrigava 115 detidos condenados. No entanto, devido à aplicação de créditos em tempo útil ou ao vencimento de sua sentença natural, restaram apenas 36.

No sábado (11), o gabinete da prefeita também anunciou que o National Park Service (NPS) e a United States Park Police (USPP) fechariam a Beach Drive no Rock Creek Park e as estradas no Anacostia Park e Fort Dupont Park para o tráfego de veículos. Os residentes ainda podem acessar essas estradas para exercícios essenciais.

Publicidade

A Beach Drive, que já estava fechada para o tráfego nos finais de semana, manterá os fechamentos em vigor até 30 de abril. A equipe do USPP e do NPS monitorará o uso do parque, bem como a conformidade dos hóspedes com o distanciamento social. Algumas áreas de estacionamento podem fechar temporariamente, conforme necessário para minimizar o congestionamento.

Estradas de acesso ao Anacostia Park e a Fort Davis Drive, em Fort Dupont Park, estarão fechadas diariamente das 8 às 20 horas. Esse horário também permanecerá em vigor até 30 de abril. O Departamento de Polícia Metropolitana fará o fechamento nesta segunda-feira (13), com a USPP assumindo a responsabilidade nos dias seguintes.

Mais recursos

O enfrentamento à pandemia também demanda recursos financeiros. Muriel Bowser direcionou mais US$ 35 milhões do Fundo de Reserva de Contingência do Distrito para apoiar os hospitais da região com a necessidade de mais serviços médicos devido ao Covid-19. Até a presente data, foram direcionados US$ 129,4 milhões aos esforços de resposta e recuperação no Distrito.

À medida que a emergência de saúde pública do coronavírus continua, uma ordem de permanência em casa permanece em vigor. Os residentes de DC só devem sair de casa para atividades essenciais e, mesmo esses, devem praticar um distanciamento social adequado. Conforme os dados oficiais mais recentes, DC tem um total de 10.640 pessoas testadas para o vírus, das quais, 1.875 deram positivo e 50 evoluíram para o óbito.

Publicidade