O Condado de Anne Arundel, em Maryland, terá novas restrições a atividades a partir das 17 horas desta sexta-feira (24), em resposta a um recente aumento nos indicadores sobre o coronavírus na região. A nova ordem foi assinada pelo executivo do condado, Steuart Pittman, nessa quinta-feira (23).

“Estamos limitando o horário para atendimento interno à noite em bares e restaurantes, restabelecendo os limites de reunião para eventos sociais internos e externos, fechando as áreas de estar nas praças de alimentação de shopping centers e estabelecendo novas e mais severas penalidades por violações”, anunciou o executivo.

“Essas ações seguem as recomendações do oficial de saúde, Nilesh Kalyanaraman, e visam situações em que o rastreamento de contatos indica que houve um aumento na transmissão do vírus”, informou o escritório de Pittman em um comunicado.

Embora o Condado de Anne Arundel mantenha uma taxa de positividade abaixo de 5%, Pittman relata que a taxa e as hospitalizações estão subindo há duas semanas. A taxa de infecção também aumentou desde 19 de junho, quando foram levantadas as restrições mais recentes.

“Duas semanas após a última reabertura, nossas taxas subiram para um nível que poderia eventualmente exigir um desligamento devastador da atividade econômica e pessoal”, comenta. Ele pede aos moradores que continuem usando máscaras faciais e pratiquem distanciamento físico, a fim de “manter Anne Arundel aberto”.

Questionado se o condado está voltando para a primeira fase do plano de reabertura do estado ou se a ordem de permanência em casa pode ser implementada, Pittman disse: “Esperamos que não, mas se as coisas piorarem o suficiente, teremos que fazê-lo”.

Fiscalização

Sob um novo programa de fiscalização, o condado aumentará a fiscalização e as penalidades para restaurantes, bares e clubes que não seguirem as regras atuais de máscara e distanciamento.

Publicidade

“Operamos essencialmente no sistema de honra. O que acontece é que algumas pessoas se aproveitam disso. Um dos desafios que temos com bares e restaurantes é que é baseado em reclamações. Francamente, o que estamos vendo é que existem alguns estabelecimentos em que ninguém se queixa porque eles vão lá especificamente para se divertir e não seguir as regras, e o resto de nós paga por isso”, aponta Kalyanaraman.

Novas restrições

As novas medidas estabelecem que a operação interna de restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação seja encerrada diariamente às 22 horas. As empresas instaladas em praças de alimentação de shopping centers poderão oferecer apenas ao serviço de entrega – não é permitido usar mesas ou outros espaços para servir as refeições.

As reuniões sociais internas também não poderão ter mais de 25 pessoas, e reuniões sociais externas não podem ter mais de 50 pessoas. As empresas que não cumprirem serão multadas, começando com US$ 500 pela primeira infração. O oficial de saúde tem o poder de impor uma suspensão das atividades ou fechamento.

Além disso, o Centro Olímpico de Natação em Annapolis e o Centro Aquático North, em Glen Burnie, permanecerão fechados após testes positivos de Covid-19 entre clientes ou funcionários.

Baltimore

Em Baltimore, qualquer pessoa com mais de dois anos de idade será obrigada a usar uma cobertura facial em público a partir desta sexta-feira, no mesmo dia em que as refeições internas serão suspensas novamente, em um esforço para impedir um recente aumento nos casos de coronavírus.

As medidas estão programadas para entrar em vigor às 17 horas e durarão pelo menos duas semanas. O Departamento de Saúde da cidade vai monitorar a contagem de casos, mortes e outras métricas para determinar se as restrições serão estendidas além desse período. A Comissária de Saúde de Baltimore, Letitia Dzirasa, declarou que a decisão de impor as medidas foi motivada pelos dados atuais.

(Com informações de WTop e Associated Press)

Publicidade
Curso de inglês