Total de votos do colégio eleitoral:

Tão logo as agências de notícias começaram a anunciar a vitória de Joe Biden e Kamala Harris, americanos de todo o país foram às ruas saudar o presidente e a vice-presidente eleita para o próximo mandato de quatro anos na Casa Branca. A residência oficial da presidência, em Washington, DC, foi um dos pontos de encontro dos apoiadores.

Em Wilmington, Delaware, perto de um palco que está vazio desde que foi erguido para comemorar uma possível vitória na noite da eleição, as pessoas aplaudiram e ergueram os punhos quando chegou aos seus celulares a notícia de que a corrida presidencial havia sido vencida pelo ex-senador.

Na água próxima, dois homens em um caiaque gritaram para um casal que passava remando na direção oposta: “Joe ganhou! Eles anunciaram!”, enquanto as pessoas na praia gritavam e gritavam. Kamala Harris, em roupas de ginástica, foi mostrada em um vídeo falando com Biden ao telefone, exuberantemente dizendo ao presidente eleito “Conseguimos!”.

Em todo o país, houve comemorações e orações. Na cidade de Nova York, eclodiram festas de bairro espontâneas. As pessoas saíram correndo de seus prédios, batendo em potes. Elas dançaram e cumprimentaram estranhos em meio a buzinas.

Publicidade

As pessoas também correram para o Black Lives Matter Plaza, perto da Casa Branca, agitando placas e tirando fotos de celulares. Em Lansing, Michigan, apoiadores de Donald Trump e manifestantes Black Lives Matter encheram as escadas do Capitólio. A letra de “Amazing Grace” começou a ecoar pela multidão, e os apoiadores de Trump colocaram as mãos em um contra-manifestante e oraram.

Os americanos demonstraram profundo interesse na corrida presidencial. Um recorde de 103 milhões votou antecipadamente, optando por evitar a espera em longas filas nos locais de votação durante uma pandemia. Com a contagem continuando em alguns estados, Biden já havia recebido mais de 74 milhões de votos, mais do que qualquer candidato presidencial antes dele.

Foi a Pensilvânia, estado natal de Biden, que o colocou no topo. Ele também venceu em Nevada, elevando seu total para 290 votos no colégio eleitoral, 20 a mais do que o necessário.

(Com informações de Associated Press)

Publicidade