Comemorado nesse domingo (21), o Dia dos Pais pôde ser celebrado junto a familiares que residem em casas de repouso em Maryland. O governador Larry Hogan autorizou a retomada de visitas aos lares de idosos do estado, ainda com restrições e regras rígidas para evitar o contágio por coronavírus. As refeições comunitárias limitadas e as atividades de pequenos grupos também voltaram a ser permitidas.

Esse é o primeiro passo para que as instalações iniciem uma reabertura segura e em fases, de acordo com protocolos rigorosos estabelecidos pelo Departamento de Saúde de Maryland (MDH).

“A pandemia de Covid-19 exigiu que todos nós fizéssemos sacrifícios incríveis, incluindo a impossibilidade de visitar membros da família e entes queridos em asilos. Enquanto nosso estado continua no caminho da recuperação, podemos começar com segurança, permitindo visitas ao ar livre em algumas casas de repouso. Isso é possível graças às nossas ações precoces e agressivas para retardar a propagação do vírus e aos tremendos esforços de médicos, enfermeiros e, principalmente, da equipe do lar de idosos em todo o estado”, declara Hogan.

Após testes universais em casas de repouso, as autoridades estaduais de saúde exigirão agora uma nova testagem semanal dos funcionários dessas instituições. Os residentes serão testados semanalmente nas instalações que continuam a relatar casos de Covid-19. Atualmente, existem casos ativos de coronavírus em 107 das instalações do estado.

Publicidade

Condições

Para a começar a relaxar quaisquer restrições, as instalações devem atender a uma série de pré-requisitos, incluindo não estar enfrentando um surto contínuo de Covid-19, definido como um ou mais casos confirmados em residentes ou membros da equipe; ausência de casos nos últimos 14 dias (se um novo caso for detectado, a instituição retornará ao nível mais alto de mitigação); não ter falta de pessoal e nem estar sob um plano de contingência ou crise.

O controle universal da fonte está em vigor, exigindo que todos os residentes, funcionários e qualquer pessoa que entre na instalação usem máscara ou cobertura de rosto em tecido o tempo todo. Os funcionários devem ter acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Os lares de idosos devem poder realizar os testes entre residentes e funcionários em frequência suficiente para cumprir as diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes