A internet está sendo varrida pela mais nova moda: alegar que a Agência Espacial Norte-americana disse que hoje é o único dia em que sua vassoura de cozinha se sustentará por conta própria. Centenas, se não milhares de usuários da rede, estão testando para ver se suas vassouras param de pé sozinhas, citando um “post da NASA” e atribuindo o “fenômeno” a raro “equilíbrio da Terra”.

Mas não se preocupe, o meteorologista Nathan Scott garante que Mercúrio não está retrógrado e que a inclinação da Terra não mudou e provavelmente não acontecerá tão cedo.

O mito / desafio / conspiração voltou recentemente à vida com usuários que alegam que as informações vieram da NASA, no entanto, isso é infundado. Se você tentar novamente amanhã, a vassoura vai se manter de pé por conta própria.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Na verdade, esse suposto equilíbrio planetário é uma antiga crença: há anos essa brincadeira é comum nos Estados Unidos, mas durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera no Hemisfério Norte (meados de março).

A explicação para as vassouras conseguirem “ficar de pé” tem mais a ver com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que com as forças gravitacionais que afetam a Terra. Isso porque o objeto tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas. Portanto, quando apoiamos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo é distribuída nas cerdas, equilibrando o objeto.

(Com informações de THV e da Revista Galileu)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas