Entrou em operação nesta segunda-feira (9) no Condado de Prince George, em Maryland, o “Prince George’s Link”, um serviço de transporte flexível, sob demanda, que vai oferecer viagens compartilhadas na área de Fort Washington, do National Harbor para East Swann Creek Road. O programa piloto terá a duração de seis meses, com uma possível extensão para se tornar parte do serviço regular do Departamento de Obras Públicas e Transportes (DPW & T).

Como outros serviços de transporte compartilhado, o “Prince George’s Link” usa um aplicativo de smartphone para os passageiros agendarem viagens personalizadas. Um micro-ônibus irá buscar os passageiros e deixá-los em qualquer lugar dentro dos limites de serviço definidos.

No trajeto, o ônibus pode buscar outros passageiros que também solicitem o serviço. O distanciamento social será imposto e os passageiros e operadores de transporte público serão obrigados a usar coberturas faciais.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de oferecer uma nova experiência de trânsito personalizada, que proporcionará aos nossos residentes maior acesso aos pontos de interesse desejados em sua comunidade”, disse o diretor da DPW&T, Terry Bellamy.

Publicidade

Aplicativo gratuito

Para usar o novo programa, os passageiros devem primeiro fazer o download do aplicativo TransLoc, gratuito no Google Play ou na loja Apple iOS, antes de solicitar uma viagem. O aplicativo fornecerá tempos estimados para o embarque, rastreará veículos em tempo real e alertará os clientes quando o ônibus estiver prestes a chegar. Os passageiros também serão notificados quando estiverem se aproximando do destino desejado.

O custo para usar o serviço premium é de apenas US$ 2 por viagem, tornando o “Prince George’s Link” mais acessível do que os serviços tradicionais de transporte compartilhado, que podem custar aos passageiros mais de cinco vezes o valor de uma viagem semelhante.

Os tempos de espera pelo serviço estão sujeitos à disponibilidade e demanda do veículo. A frota do condado inclui um elevador para acomodar passageiros com deficiência, carrinhos de bebê e dispositivos de mobilidade. Os clientes com dúvidas relacionadas ao serviço podem receber assistência ligando para 301-499-8603.

Publicidade