Isaias, a tempestade tropical que move pela Costa Leste, deve agir na área de DMV entre esta segunda (3) e terça-feira (4) e, em Maryland, pode causar fortes chuvas e inundações. Ainda não há como determinar com que gravidade isso poderia afetar o estado, mas modelos de previsão do tempo sugeriram que tempestades são possíveis na região.

Partes do sul de Maryland e da Costa Leste podem ter rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora na terça-feira, sendo que nessas regiões há maior risco de chover forte, o que pode levar a alagamentos.

Os condados e municípios estão fazendo os preparativos preliminares, de olho na previsão do tempo, para ver como Isaias se move e avaliar se a tempestade afetará o interior ou ficará sobre o litoral.

“Entendemos que qualquer tempestade pode causar ansiedade para nossos residentes e empresas – especialmente aqueles em Historic Ellicott City. Estamos trabalhando proativamente com a Howard EcoWorks para inspecionar e remover detritos dos canais da bacia hidrográfica da cidade”, informou o executivo do Condado de Howard, Calvin Ball.

Kevin Simmons, diretor do Escritório de Gerenciamento de Emergências de Annapolis, disse que as autoridades da cidade conversaram com agências estaduais nesse domingo (2) sobre a preparação para as tempestades, antecipando fortes chuvas de segunda à noite até terça-feira.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

Segundo ele, a cidade está revisando suas operações de planejamento antes da temporada de furacões, já que a pandemia de Covid-19 pode exigir mudanças nos planos de abrigo em massa, a fim de estar em conformidade com as atuais diretrizes de distanciamento social. Ainda não há indicação de que a cidade precise se mobilizar para se preparar para abrigos em massa durante a passagem de Isaias.

Simmons acrescentou que a cidade atualizou sua lista de 400 moradores vulneráveis, ​​para garantir que ela possa entrar em contato com idosos e moradores acamados que possam precisar de ajuda se a tempestade derrubar a energia por vários dias. “As pessoas têm muitas coisas gravadas em suas mentes. Mas você precisa saber que também estamos na temporada de furacões, para garantir que tem um kit de emergência”, ressaltou.

Monitoramento

A Agência de Gerenciamento de Emergências de Maryland ativou sua equipe de planejamento antes da passagem da tempestade tropical, que pode se tornar um furacão. Os meteorologistas preveem que haverá “grandes implicações” em áreas de Virginia Beach a Ocean City e na península de Delmarva.

Eles disseram que os principais impactos nessas áreas devem ser chuvas torrenciais e ventos fortes de segunda à noite até terça-feira à tarde, mas acrescentaram que ainda há incerteza dependendo do caminho de Isaias. Mais informações sobre o evento climático podem ser obtidas neste endereço.

(Com informações de Baltimore Sun)

Publicidade