As primeiras contagens de faculdades e universidades da Virgínia mostram um declínio geral de 1,3% no número de matrículas neste outono – um total de 6.658 alunos, de acordo com um novo relatório do Conselho Estadual de Educação Superior do estado (SCHEV). O anúncio vem depois de meses de incerteza para o ensino superior, em meio à pandemia de Covid-19, com alguns analistas prevendo uma queda de 20% nas matrículas no início do ano letivo.

A porta-voz Laura Osberger comenta que foi a primeira vez que o SCHEV anunciou publicamente as estimativas preliminares, que podem mudar entre novembro e o início de janeiro, quando as faculdades comunitárias e de quatro anos apresentarem os registros oficiais dos alunos.

“Um dos motivos pelos quais saímos com essas informações é porque este ano é diferente dos outros. Nós meio que corremos o risco de lançá-lo, mas o fizemos porque não é tão ruim quanto todos previram”, justifica Laura.

No geral, grande parte do declínio foi impulsionado pela matrícula em faculdades comunitárias de dois anos, que caiu 9,7% em comparação com 2019. As matrículas em faculdades e universidades públicas de quatro anos diminuíram 0,2%.

Publicidade
Curso de inglês

Aulas on-line

Essas reduções foram pelo menos parcialmente compensadas pela matrícula em instituições privadas de quatro anos, que na verdade aumentaram 6,6%. Mas Tod Massa, diretor de análise de políticas do SCHEV, afirma que o aumento de matrículas foi quase totalmente impulsionado por novos alunos na Liberty University, uma faculdade evangélica com sede em Lynchburg que tem um programa de graduação on-line.

“O fato é que a Liberty é um ator conhecido em educação a distância. E quando todos ficaram remotos, provavelmente havia um subconjunto de alunos que dizia: ‘Ei, esse lugar tem feito isso o tempo todo’”, pontua Massa.

Ele também enfatizou que as estimativas preliminares não fornecem muitos detalhes demográficos sobre as mudanças. Até que o SCHEV receba os registros oficiais das escolas em toda a Virgínia, não há como apresentar um detalhamento de como a frequência mudou, ou se a matrícula diminuiu mais entre homens ou mulheres.

(Com informações de Virginia Mercury)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes