O Condado de Montgomery, o mais populoso de Maryland, está prestes a começar a usar quatro ônibus elétricos em seu sistema de transporte RideOn. Segundo o diretor do Departamento de Transportes, Chris Conklin, os veículos estão entre os primeiros da região e ele espera que outros sistemas de trânsito façam a mudança também.

“Esse é realmente um grande negócio”, entende Conklin, observando que os ônibus movidos a bateria compõem 1% de sua frota no momento. “Nosso objetivo é tornar 100% elétrico ao longo do tempo”, antecipa.

Os motoristas estão testando os ônibus no momento e a intenção é colocá-los na estrada a partir de março, conforme Dan Hibbert, que gerencia as operações da RideOn. Os ônibus mais silenciosos têm um alcance de 120 milhas, o que de acordo com Hibbert funcionará bem nas rotas de Takoma Park e Silver Spring. “Acho que vamos demonstrar que os ônibus elétricos são uma nova tecnologia que pode ser adotada em toda a região”, declara Hibbert.

O condado está solicitando lances para mais dez ônibus elétricos, que serão usados para substituir a frota de veículos a diesel, à medida que atingem sua vida útil de 15 anos. Mais dois ônibus elétricos estão prestes a ser entregues pelo fabricante Proterra, da Califórnia, cada um custando US$ 900 mil, segundo Conklin.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

“Não é como ir a um revendedor de carros e comprar um carro”, compara Jamie Cooke, gerente de frota do Departamento de Serviços Gerais do Condado de Montgomery, que supervisiona os testes de ônibus. “Temos que percorrer cada centímetro do ônibus para garantir que seja seguro”, completa.

O município também está instalando estações de carregamento. Conklin disse que eles serão conectados a painéis solares para tornar o processo de carregamento ainda mais limpo. Funcionários do condado informam que os ônibus RideOn transportam cerca de dois milhões de passageiros todos os anos.

(Com informações de WUSA)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas