Manter a saúde e as condições de higiene já é um desafio para os moradores de rua em tempos normais e essas carências ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de coronavírus. Como atender essa população, impedindo que seja vítima de Covid-19? E como evitar os surtos quando o distanciamento social é impossível para eles?

Mesmo com todas as dificuldades do momento, grupos de voluntários se mobilizam para atender os sem-teto em Washington, enquanto o Governo Distrital amplia o atendimento através do programa Homeward DC.

Recentemente, a prefeita Muriel Bowser abriu o The Brooks, um local de habitações familiares de curto prazo na Ala 3, a oitava instalação do gênero conforme o plano estratégico para acomodação de famílias que vivem nas ruas.

“Em um momento em que enfrentamos desafios sem precedentes, o The Brooks nos lembra que nossos moradores mais vulneráveis ​​do distrito merecem a segurança de uma casa quando sofrem dificuldades”, afirma a prefeita.

“Particularmente durante essa emergência de saúde pública, continuaremos apoiando nossas famílias e fornecendo a elas serviços de que precisam para fazer a transição para moradias permanentes. Estamos juntos nessa”, assegura.

Publicidade
CCA idiomas

Com base nas orientações do Departamento de Saúde de DC, a equipe do Brooks implementou uma série de protocolos para proteger os residentes e os funcionários durante a emergência de saúde pública do coronavírus.

“Estou muito satisfeita em receber novas famílias em The Brooks, na Ala 3. Mesmo sendo temporário, ele proporcionará um lar seguro para pais e filhos que mais precisam”, diz Mary Cheh, membro do conselho da Ala 3.

“Não há dúvida de que o prédio é atraente e acolhedor e, juntamente com a gerência da Friendship Place, estou confiante de que as famílias que lá se localizam terão os serviços e o apoio necessários para se reerguerem”, declara.

As famílias terão acesso a programas e serviços que as ajudarão a se estabilizar rapidamente e a mudar para moradias permanentes. O local foi inaugurado com dez famílias, mas tem espaço para acomodar 50, dispondo de estacionamento para funcionários, espaço interno para reuniões e comunidade, playground, espaço administrativo para funcionários e provedores e outras comodidades.

Publicidade
Curso de inglês