O governador Larry Hogan lançou nessa segunda-feira (18), o Caregiver Services Corps, um programa para apoiar idosos de Maryland que foram afetados pela pandemia de Covid-19. O serviço vai disponibilizar rapidamente voluntários e outros recursos para as casas daqueles que precisarem de assistência urgente nas tarefas diárias e não tiverem seu cuidador, devido à exposição ao coronavírus, doenças ou outros desafios.

“Desde o início da crise da saúde pública, estamos focados no impacto do Covid-19 nos idosos de Maryland e estamos seguindo todas as ações para proteger sua saúde, segurança e qualidade de vida. Este programa é apenas outra maneira pela qual Maryland lidera a tarefa de apoiar nossos residentes mais vulneráveis, agora mais do que nunca”, afirma Hogan.

Os esforços para proteger a população idosa incluem ainda a orientação ao Departamento de Saúde do estado a exigir protocolos de saúde e segurança cada vez mais rigorosos para asilos e instalações de vida assistida, e a disponibilização de equipes de apoio estaduais em instalações que precisam de suporte.

Também houve a ampliação do programa gratuito Call Check Senior, desenvolvido pelo Departamento de Envelhecimento de Maryland, que faz uma chamada diária de verificação para idosos inscritos.

No caso do novo serviço, idosos ou seus familiares podem solicitar assistência se um amigo ou membro da família que geralmente presta cuidados se torna temporariamente indisponível. Os voluntários podem ser enviados para as casas dos idosos para ajudar, inclusive com manutenção de rotinas diárias de higiene, preparação de refeições, coleta de mantimentos ou medicamentos ou conexão virtual com prestadores de serviços de saúde.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Aqueles que precisam de assistência devem ligar para o 2-1-1 para se conectarem à central de ajuda do Caregiver Services Corps. A equipe treinada no call center fará uma triagem das necessidades do chamador e ajudará a atendê-lo com um voluntário. O call center está disponível sete dias por semana e atenderá chamadas em vários idiomas.

Longo prazo

O Caregiver Services Corps não se destina a substituir acordos de longo prazo para necessidades contínuas. Os idosos e seus familiares devem sempre trabalhar diretamente com seu médico de cuidados primários ou companhia de seguros para providenciar esses serviços.

“Estamos muito satisfeitos por poder oferecer o programa Caregiver Services Corps para dar aos idosos de Maryland garantias de que eles têm apoio no momento. Também gostaria de instar os cidadãos a se voluntariarem para fazer parte desse esforço. Você pode ajudar seus vizinhos na comunidade que precisam de assistência”, convida a secretária do Departamento de Envelhecimento, Rona Kramer.

Voluntários interessados ​​podem se inscrever aqui. Eles não precisam trabalhar na área da saúde ou da área médica para se voluntariar, e há oportunidades para fornecer apoio com cuidados em casa ou em funções sem contato.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes