Se você é fã de neve, não espere muito do inverno deste ano. Dois terços dos Estados Unidos devem ter um inverno mais quente do que o normal, com a prevalência de seca e pouca neve, segundo a previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. Apenas o estado de Washington, norte de Idaho, Montana, Dakotas e noroeste de Minnesota terão um inverno mais frio do que o normal, conforme os meteorologistas.

A previsão de chuva e neve no inverno divide o país em três faixas. A NOAA vê todo o sul, do sul da Califórnia à Carolina do Norte, tendo um inverno seco. Os meteorologistas veem um clima mais úmido nos estados mais ao norte: Oregon e Washington a Michigan e descendo para Illinois, Indiana, Ohio e outras partes do Vale de Ohio. O resto do país provavelmente estará mais perto do normal, conforme a agência.

Para o sudoeste já seco e áreas ao longo do sul, isso poderia ser um “grande golpe”, de acordo com o especialista em seca da NOAA, David Miskus. Cerca de 45% da nação enfrenta a estiagem, o nível mais alto em mais de sete anos.

Mike Halpert, vice-diretor do Centro de Previsão do Clima da NOAA, disse que não vê muito alívio para o centro e o sul da Califórnia, onde os incêndios florestais têm ocorrido.

La Niña

O que está conduzindo a previsão de inverno mais quente e seco é o fenômeno La Niña, o resfriamento de partes do Pacífico central que altera os padrões climáticos em todo o mundo, explicou Halpert.

Publicidade

Para o leste, grandes tempestades de neve ou nevascas geralmente não são associadas a La Niña. Isso é mais provável com seu homólogo do aquecimento do oceano, El Niño. Mas ele acrescentou que eventos extremos não são algo que os meteorologistas possam ver nas previsões sazonais.

Halpert também disse que não espera que o temido vórtice polar seja um fator importante neste ano, exceto talvez nas planícies do norte e nos Grandes Lagos. O vórtice é o gigantesco padrão circular de ar superior que registra o frio próximo ao Polo Norte. Quando enfraquece, o frio se afasta do polo e traz um clima terrível para as partes norte e leste dos Estados Unidos.

O inverno tem início no fim de dezembro e se estende até o fim de março.

(Com informações da Associated Press)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes