Uma garota do norte da Virgínia recentemente se esforçou para ajudar um adolescente com deficiência a tocar o instrumento que ama. O violoncelista aspirante Brenden Ness, 13 anos, do Condado de Loudoun, sofre de neuropatia, uma condição que cria formigamento e dormência nas mãos e dificulta o manuseio do instrumento.

“A neuropatia torna difícil fazer certas coisas, como segurar meu arco”, comenta o adolescente. O anelar e os dedos do meio de Ness tendem a levantar o arco enquanto toca violoncelo, fazendo com que atinja as cordas do instrumento em um ângulo inadequado.

Laura Readyoff, professora de violoncelo de Ness e fundadora de um centro de educação musical em Ashburn e Herndon, chamado Music Loft, acreditava que um de seus outros alunos poderia ajudar Ness, usando a tecnologia de impressão 3D.

Mahsa Riar, 13 anos, também do Condado de Loudoun, é CEO de uma empresa chamada “Limitless Limb”. Os negócios da Mahsa usam uma impressora 3D para criar dispositivos protéticos para crianças que perderam um ou mais membros.

“Ela foi para casa projetar algo muito especial para o seu violoncelo, para que ele pudesse segurar o arco sem que escorregasse de suas mãos”, conta a professora.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Quando Laura procurou por ela, Mahsa decidiu que era importante prestar assistência. “Imediatamente comecei a ter ideias na minha cabeça. Tipo, eu poderia fazer isso ou aquilo”, relata a jovem inventora.

Em um mês, a adolescente imprimiu um dispositivo para envolver o arco de Ness, que prende os dedos do meio e o anelar, ajudando-o a tocar o instrumento. “É apenas um dispositivo incrível, que realmente mudou a maneira como Brenden toca violoncelo”, celebra a professora. “Estou agradecido, muito agradecido”, resume Ness.

A mãe de Mahsa, Ferri, disse que não ficou surpresa que sua filha estivesse disposta a ajudar um garoto que ela nem conhecia. “Estou realmente honrada por ela ter se tornado uma garota bonita que quer ajudar sua comunidade”, afirma.

(Com informações de WUSA)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes