O Condado de Anne Arundel, em Maryland, se ofereceu para procurar locais alternativos para uma torre de celular proposta na Shady Side Elementary School, que dividiu a comunidade e irritou os membros do conselho escolar.

O executivo do condado, Steuart Pittman, afirmou que seu governo procuraria outros locais para suprir a necessidade de um melhor serviço de celular na península isolada de Shady Side, enquanto abordava as preocupações dos pais sobre uma torre de celular na propriedade da escola, segundo Michelle Corkadel, presidente do Conselho de Educação do condado.

“Se o Conselho de Educação compartilhar as preocupações que alguns membros da comunidade expressaram sobre o local da escola primária, o condado estaria disposto a ver se conseguimos identificar um local próximo, disponível e adequado para a colocação de uma torre de celular, disse ela, lendo uma declaração fornecida pelo governo Pittman.

O membro do conselho Eric Grannon apresentou uma moção que autoriza o município a trabalhar com seu contratado, a Milestone Communications. A moção trouxe aplausos de membros do público e passou por 7-1-1, com o membro do conselho Terry Gilleland votando contra e Michelle Corkadel se abstendo.

A Milestone Communications, uma empresa de infraestrutura sem fio, tem contrato para instalar torres de celular, arrendar espaço e compartilhar receitas com o sistema escolar desde 2011. Várias torres foram instaladas em outras escolas, mas a pequena propriedade da Shady Side Elementary tem sido controversa quase desde o início. O superintendente de escolas George Arlotto disse que revisaria a pesquisa de locais alternativos com sua equipe jurídica.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Projeto interrompido

Em dezembro de 2018, o conselho interrompeu o projeto devido a questionamentos contínuos. Membro do conselho, Dana Schallheim questionou como o projeto foi tratado pela administração de George Arlotto.

“Por que estamos no negócio de telecomunicações? Como isso se alinha ao nosso plano estratégico? Eu sei que precisamos (do serviço de telefone celular), mas isso é tudo sobre localização. Estou com raiva porque nossa diretriz não foi seguida”, argumentou.

Os funcionários da Milestone Communications também apresentaram uma proposta para uma nova torre de celular na Chesapeake High School, localizada na península de Pasadena.Dana Schallheim não conseguiu convencer o conselho a esperar até que as deliberações orçamentárias terminassem, em março, antes de considerar o projeto. Espera-se uma reunião da comunidade sobre o projeto no início de fevereiro.

Torres instaladas

Até agora, as torres foram construídas na Broadneck High School, Annapolis Middle School, Corkran Middle School, Centro de Tecnologia Aplicada Norte, Hebron-Harman Elementary School, Magothy Middle e Severn Middle Complex e escritório central do distrito escolar em Riva Road.

(Com informações de Baltimore Sun)

Publicidade