Enquanto ainda têm que lidar com os problemas gerados pela crise de coronavírus, os moradores da área de DMV juntam mais uma preocupação à lista: os eventos climáticos. A temporada de furacões se aproxima da fase crítica e exige que a população e os órgãos governamentais estejam preparados para enfrentá-los.

“A temporada de furacões traz desafios adicionais este ano, devido à pandemia de Covid-19, e estamos comprometidos em garantir que os virginianos conheçam seus riscos, se preparem e se mantenham informados”, diz o governador da Virginia, Ralph Northam.

“Nossa administração permanece ativamente focada no planejamento para atender emergências simultâneas e continuaremos ajustando nossos planos conforme necessário para proteger a saúde pública e manter a comunidade segura”, acrescenta.

“Enquanto nossas agências governamentais se preparam para a possibilidade de um incidente complexo envolvendo um grande desastre natural, em meio a surtos de vírus, também é importante que indivíduos e empresas garantam que eles também estejam prontos”, incentiva o governador.

Um dos principais esforços de coordenação em todo o estado é o desenvolvimento do Guia de Evacuação para Furacões da Virgínia durante a Pandemia de Covid-19, que destaca ações de preparação, resposta e recuperação em caso de eventos climáticos nas áreas costeiras.

O guia deste ano inclui considerações pandêmicas, como a atualização de kits para incluir suprimentos de higiene e proteção individual e seguir as orientações de saúde pública. O estado também está se preparando para ajustar as operações para garantir a prestação de serviços básicos, seguindo as diretrizes de distanciamento social e mantendo as pessoas a salvo de impactos de tempestades.

Publicidade

“Como profissionais de segurança pública, a equipe de nossas agências estaduais está acostumada a gerenciar vários problemas ao mesmo tempo e é treinada especificamente em resposta a furacões”, afirma o secretário de Segurança Pública e Segurança Interna, Brian J. Moran. “Tenho confiança em nossos esforços de preparação e peço que os virginianos também reservem um tempo para planejar a temporada de furacões”, completa.

Temporada

A temporada de furacões no Atlântico ocorre de 1º de junho a 30 de novembro, e os meteorologistas estão projetando uma temporada acima da média este ano. Até agora, houve oito tempestades tropicais e o primeiro furacão de 2020 atingiu o Texas em 25 de julho.

Os moradores da Virginia conhecem os impactos devastadores dos furacões e tempestades tropicais e reconhecem que essas ameaças não estão isoladas nas áreas costeiras. Ventos fortes, inundações e tornados também causaram danos significativos às comunidades do interior.

Os furacões podem ser imprevisíveis em termos de tempo e escopo, e este ano é particularmente vital se preparar para a temporada de furacões em conjunto com a pandemia.

Entre as orientações do estado aos residentes estão conhecer os riscos, adquirir seguro contra inundações, desenvolver um plano de comunicação familiar e montar um kit de emergência. A evacuação pode se tornar necessária, dependendo da trilha e gravidade da tempestade. Mais informações podem ser obtidas neste endereço.

Publicidade