O governador Ralph Northam emitiu nessa segunda-feira (23) uma ordem estadual para proteger a saúde e a segurança dos cidadãos e reduzir a propagação do novo coronavírus, ou Covid-19. A Ordem Executiva 53 ordena o fechamento de certas empresas não essenciais, proíbe todas as reuniões de mais de dez pessoas e fecha todas as escolas de ensino fundamental e médio até o final do ano letivo.

No esforço para conter o avanço do vírus, Northam também pediu aos moradores do estado que evitem sair de casa, limitando as saídas ao essencial, como para comprar mantimentos ou remédios.

A ordem entrará em vigor às 23h59 desta terça-feira (24) e seguirá até às 23h59 de 23 de abril de 2020. “Esta é uma situação sem precedentes e requer ações sem precedentes para proteger a saúde pública e salvar vidas”, afirma o governador.

“Eu sei que as próximas semanas serão difíceis. Essas restrições sobre negócios não essenciais criarão dificuldades para os negócios e funcionários afetados. Mas eles são necessários, e nós não os empreendemos de ânimo leve. Estou pedindo aos virginianos que se sacrifiquem agora, para que possamos superar isso juntos”, completa.

Além disso, a Virgínia está lançando uma campanha de mídia em todo o estado para garantir que os residentes compreendam totalmente seus riscos e façam sua parte para impedir a disseminação do Covid-19. A campanha “Health in Your Hands” incluirá spots de rádio e televisão, além de outdoors em todo o estado e placas de sinalização rodoviária.

Reuniões públicas

Todas as reuniões de mais de dez pessoas são proibidas em todo o estado, a partir das 23h59 desta terça-feira. Isso não inclui reuniões que envolvem a prestação de cuidados de saúde ou serviços médicos, acesso a serviços essenciais para residentes de baixa renda, como bancos de alimentos; operações da mídia; agências de aplicação da lei; ou operações do governo.

Escolas

Todas as escolas permanecerão fechadas até o final do ano letivo. O Departamento de Educação da Virgínia (VDOE) emitirá orientações para ajudar as divisões a executar planos para continuar as instruções, garantindo que os alunos sejam atendidos de forma equitativa, independentemente do nível de renda, acesso à tecnologia, status de aprendiz de inglês ou necessidades especiais.

Isso inclui opções para instruções adicionais por meio da programação de verão, integrando as instruções aos cursos no próximo ano e permitindo que os alunos inventem conteúdo. O VDOE enviará uma renúncia ao governo federal para suspender os requisitos de teste de final de ano e está explorando opções para dispensar os testes estaduais.

Recreação e entretenimento

As seguintes empresas de recreação e entretenimento são consideradas não essenciais e devem fechar ao público a partir das 23h59 desta terça-feira: teatros, centros de artes cênicas, locais de concertos, museus e outros centros de entretenimento interno; centros de fitness, ginásios, centros de recreação, instalações desportivas em recinto fechado, instalações para exercício em recinto fechado; salões de beleza, barbearias, spas, casas de massagem, bronzeadores, tatuadores e qualquer outro local onde sejam realizados serviços de cuidados pessoais ou de higiene pessoal que não permitam que a conformidade com as diretrizes de distanciamento social permaneça um metro e meio.

Publicidade

Igualmente, estarão fechadas pistas de corrida e instalações históricas para corridas de cavalos; pistas de boliche, pistas de patinação, fliperamas, parques de diversões, parques de trampolins, feiras, instalações de artes e artesanato, aquários, zoológicos, campos de tiro em área interna, clubes sociais públicos e privados e todos os outros locais de diversão em público.

Bares e restaurantes

Todas as áreas de restaurantes e congregação nos seguintes estabelecimentos devem fechar ao público a partir das 23h59 desta terça-feira (esses estabelecimentos podem continuar a oferecer serviços de entrega): restaurantes; refeitórios; praças de alimentação; mercados de agricultores; cervejarias; microcervejarias; destilarias; vinícolas e salas de degustação.

Continuam abertos

As seguintes empresas de varejo são consideradas essenciais e podem permanecer abertas durante o horário comercial: mercearias, farmácias e outros varejistas que vendem produtos de alimentação e bebidas ou produtos farmacêuticos, incluindo lojas de departamento com operações de mercearia ou farmácia.

Também poderão continuar as atividades varejistas de suprimentos médicos, de laboratório e de visão; varejistas eletrônicos que vendem ou fazem manutenção em telefones celulares, computadores, tablets e outras tecnologias de comunicação; revendedores de peças, acessórios e pneus automotivos, bem como instalações de reparo automotivo.

São autorizados a funcionar, ainda, revendedores de artigos para a casa, hardware, material de construção; revendedores de equipamentos para gramado e jardim; lojas de cerveja, vinho e licores; postos de gasolina e lojas de conveniência; varejo localizado em unidades de saúde; bancos e outras instituições financeiras com funções de varejo; pet shops e lojas de ração; lojas de impressão e material de escritório e lavanderias.

Todos os estabelecimentos de varejo essenciais devem, na medida do possível, aderir às recomendações de distanciamento social, práticas aprimoradas de higienização em superfícies comuns e outras orientações apropriadas do local de trabalho das autoridades estaduais e federais.

Restrições

Qualquer negócio de varejo físico não listado acima deve limitar todas as compras pessoalmente a não mais que dez clientes por estabelecimento, aderir às recomendações de distanciamento social, higienizar superfícies comuns e aplicar orientações relevantes do local de trabalho por autoridades estaduais e federais. Se um negócio desse tipo não puder aderir ao limite de dez clientes com os requisitos adequados de distanciamento social, ele deverá ser fechado.

Orientações adicionais

Empresas profissionais não listadas acima devem utilizar o teletrabalho o máximo possível. Onde o teletrabalho não é viável, essas empresas devem seguir as recomendações de distanciamento social, procedimentos aprimorados de higienização e aplicar orientações relevantes no local de trabalho das autoridades estaduais e federais, incluindo CDC, OSHA e o Departamento de Trabalho e Indústria da Virgínia.

As empresas que violarem este pedido podem ser acusadas de uma contravenção de Classe 1. O texto completo da Ordem Executiva 53 pode ser encontrado aqui.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes