A prefeitura de DC, o Departamento Distrital de Transporte (DDOT) e suas seis jurisdições parceiras celebrarão neste domingo (20) os dez anos do Capital Bikeshare, que fornece mobilidade acessível, conveniente e sustentável para os residentes da região metropolitana de Washington, através do aluguel de bicicletas convencionais e elétricas.

Os usuários já fizeram mais de 27 milhões de viagens nesse período e, para comemorar o marco, o programa oferecerá um passeio de bicicleta clássica grátis para todos os usuários durante todo o dia.

“Por dez anos, o Capital Bikeshare tem sido uma parte crucial de nossa rede de transporte, fornecendo aos residentes e visitantes uma opção de transporte conveniente e acessível. Estamos ansiosos para a próxima década de construção e expansão do sistema, para dar a ainda mais usuários uma maneira sustentável de viajar pelos bairros, pela cidade e pela região”, afirma a prefeita Muriel Bowser.

Em dez anos do sistema, foram 150 milhões de milhas percorridas, com uma frota que conta com mais de 600 estações e mais de 5 mil bicicletas. O número de assinantes do serviço passou dos 1.204 originais para 26.585 membros ativos atualmente.

Publicidade

“A região de Washington continua a ser um líder nacional na expansão de opções de mobilidade, e o Capital Bikeshare é fundamental para esse trabalho. Com nossas seis jurisdições parceiras, esperamos mais dez anos e além, de continuar a fornecer opções de transporte para residentes, visitantes e passageiros em toda a região”, acrescenta o diretor da DDOT, Jeff Marootian.

Ampliação

O Departamento de Transporte, junto com suas seis jurisdições parceiras e o Capital Bikeshare, planeja expandir o acesso ao serviço na região metropolitana de DC, com 80 novas estações programadas para serem instaladas no início de 2021, no Distrito, em Arlington e Alexandria, na Virginia.

Em resposta à emergência de saúde pública de coronavírus, o Capital Bikeshare ajudou trabalhadores essenciais da área metropolitana de DC – incluindo os da saúde, serviços de alimentação e indústrias varejistas de alimentos – a obter acesso a transporte com uma associação gratuita de 30 dias por meio do Programa Trabalhadores Essenciais.

No início deste ano, as jurisdições parceiras lançaram o Capital Bikeshare for All, uma expansão do Community Partners Program, que permite aos indivíduos que se qualificam para determinados programas de assistência estadual ou federal desfrutar de todos os benefícios do bikeshare por apenas US$ 5 por ano.

Publicidade