O recente clima quente de inverno, incluindo dias consecutivos de 70ºF no fim de semana passado, deu às cerejeiras no National Mall, em Washington, DC, o motivo para florescer – dois meses antes do início do festival anual de cerejeiras. Mas não se preocupe: elas não são aquelas cerejeiras.

Prever datas de pico de floração é uma tradição anual para o Serviço Nacional de Parques, provedores de hospitalidade, turistas e moradores locais que tentam marcar sua visita à Bacia das Marés. Mas o relógio anual de flores se concentra nas cerejeiras Yoshino.

As árvores que florescem agora são cerejeiras Higan. “São flores de outono”, informa Brian Hall, porta-voz do Serviço Nacional de Parques para o National Mall e Memorial Parks. “Você verá muitos galhos florescendo, mas não a árvore inteira”, completa.

A maioria das cerejeiras Higan fica no terreno do Monumento a Washington. Há um total de 11 tipos diferentes de cerejeiras no National Mall e todos são presentes do Japão. “Eles enviaram uma variedade, porque não sabiam o que iria funcionar em nosso clima aqui”, conta Hall.

Quanto aos Yoshinos, apesar do inverno mais quente que o normal, Hall afirma que o frio próximo deve ajudar a retardar sua progressão. “Basta uma boa pressão fria para que as árvores entrem em dormência. Elas basicamente dormem, fecham e salvam tudo”, declara.

Mesmo sem um congelamento sólido até agora neste inverno, Hall diz que os arboristas do serviço de parques acreditam que as árvores não estão correndo para florescer. “Eles foram examiná-las e não há nada que indique que estamos fazendo algo antes do normal”, assegura.

Publicidade
Curso de inglês

O Serviço Nacional de Parques normalmente faz sua previsão de pico de floração no início de março. O Festival Nacional de Flor de Cerejeira 2020 está marcado para 20 de março a 12 de abril.

Fim de semana

Após dias de temperaturas acima da média para a época do ano, a área de DMV deve voltar ao clima típico de inverno neste fim de semana. Uma forte frente fria movendo-se pela área trouxe algumas condições tempestuosas e rajadas de vento que podem atingir de 40 a 50 milhas por hora.

As temperaturas na tarde desta sexta-feira (17) não devem passar dos 30ºF e o vento diminuirá gradualmente. As chances de neve para sábado (18) parecem mais baixas, com os últimos modelos de previsão indicando que a precipitação pode não chegar até o meio-dia. Toda a área ficará abaixo de zero no sábado de manhã, mas o vento sul levará as temperaturas aos 30ºF à tarde.

Ainda há uma chance de neve leve no início, mas esta tendência de previsão sugere mais a mudança para chuva congelada, em oposição a um evento de neve total. As quantias de queda de neve, se houver, devem permanecer abaixo de uma polegada. O domingo (19) deve ser ensolarado, ventoso e frio, com máximas na casa dos 40ºF.

(Com informações de WTop)

Publicidade
CCA idiomas