O governo da Virginia lançou nessa quarta-feira (5) o Covidwise, um aplicativo inovador de notificação de exposição que alertará os usuários se eles estiverem próximos a pessoas positivadas para Covid-19. O estado é o primeiro do país a projetar um app com esse fim usando a tecnologia Bluetooth Low Energy, desenvolvida pela Apple e Google, que não depende de informações pessoais ou dados de localização.

Os usuários podem optar por baixar e utilizar o aplicativo gratuitamente. “Devemos continuar lutando contra o coronavírus de todos os ângulos possíveis. Essa é uma ferramenta adicional para proteger você, seus entes queridos e sua comunidade, mantendo sua privacidade pessoal. Encorajo todos os virginianos a baixar e usar este aplicativo, para que possamos trabalhar juntos para conter esse vírus”, declarou o governador Ralph Northam.

O Departamento de Saúde da Virgínia (VDH) desenvolveu o Covidwise em parceria com a Spring ML, usando recursos da Lei Federal de Ajuda, Alívio e Segurança Econômica (Cares). O aplicativo gratuito está disponível para download na App Store e na Google Play.

“Como os casos de Covid-19 continuam a ser identificados na comunidade, é importante que as pessoas saibam se foram expostas a alguém que deu positivo para a doença. Conhecer seu histórico de exposição permite que você se coloque em quarentena de maneira eficaz, procure atendimento médico oportuno e reduza o risco potencial de transmissão”, entende o secretário de Saúde, Norman Oliver.

Publicidade

Como funciona

As notificações ocorrerão a partir do momento que outro usuário do aplicativo compartilhar anonimamente um resultado positivo para coronavírus. Assim, quanto mais pessoas usarem a ferramenta maior será a probabilidade de haver o alerta.

Indivíduos com resultado positivo para Covid-19 serão notificados por um investigador de caso do VDH e receberão um código numérico único. Este código é inserido no aplicativo pelo usuário e serve como verificação de um relatório positivo. Outros que fizerem o download do app e estiveram próximos do indivíduo positivado receberão um aviso com a seguinte mensagem: “Você provavelmente foi exposto a alguém que testou positivo para o Covid-19”. Esse é o alerta para fazer o teste.

O aviso inclui o número estimado de dias desde a exposição e fornece várias opções para ações adicionais, como entrar em contato com um médico ou o departamento de saúde local, monitorar sintomas e encontrar locais de teste nas proximidades. A guia Virtual VDH no aplicativo também fornece links para recursos on-line e números de telefone relevantes.

Nenhum dado de local ou informação pessoal é coletado, armazenado, rastreado ou transmitido à VDH como parte do aplicativo. Os usuários podem excluir o aplicativo ou desativar as notificações de exposição a qualquer momento. Mais informações estão disponíveis neste endereço.

Publicidade