A lenda da NBA Kobe Bryant, sua filha e outras sete pessoas morreram nesse domingo (26), quando seu helicóptero mergulhou em uma encosta íngreme na densa névoa matinal no sul da Califórnia. Sua morte repentina aos 41 anos provocou uma onda de tristeza, pela perda de uma estrela cuja celebridade transcendeu o basquete.

A aeronave caiu em Calabasas, cerca de 48 quilômetros a noroeste do centro de Los Angeles. Segundo as autoridades, nove pessoas estavam a bordo e presumivelmente todas estão mortas – o local, de difícil acesso, atrapalha o trabalho das equipes de resgate na recuperação dos restos mortais para a confirmação da identificação das vítimas.

Além de Bryant, um grande jogador de basquete de todos os tempos que passou toda a sua carreira de 20 anos no Los Angeles Lakers, estava a bordo sua filha de 13 anos, Gianna, que seguia os passos do pai na carreira esportiva e estaria indo para um jogo. A causa do acidente ainda é desconhecida.

Repercussão

As notícias da morte do carismático superstar dispararam pelos mundos dos esportes e do entretenimento, com muitos indo ao Twitter para registrar seu choque, descrença e angústia.

“Palavras não podem descrever a dor que estou sentindo. Eu amava Kobe – ele era como um irmão mais novo para mim”, disse Michael Jordan, aposentado da NBA. “Costumávamos conversar com frequência e sentirei muita falta dessas conversas. Ele era um competidor feroz, um dos grandes nomes do jogo e uma força criativa”, completou.

Em todo o mundo, as pessoas ficaram coladas aos seus telefones e telas de TV quando as notícias do acidente se espalharam e as redes começaram a programar com cobertura ao vivo. Um LeBron James visivelmente abalado enxugou os olhos com lenços de papel e se afastou sozinho do avião dos Lakers que acabara de pousar no sul da Califórnia. Milhares de pessoas se reuniram para lamentar Bryant do lado de fora do Staples Center, no centro de Los Angeles.

O acidente

O helicóptero de Bryant deixou Santa Ana logo após as 9 horas da manhã e circulou por um tempo logo a leste da Interstate 5, perto de Glendale. Os controladores de tráfego aéreo notaram pouca visibilidade em torno de Burbank, ao norte, e Van Nuys, a noroeste.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

Depois de segurar o voo para outras aeronaves, eles liberaram o Sikorsky S-76 para seguir para o norte pela Interstate 5 através de Burbank antes de virar para o oeste e seguir a US Route 101, a Ventura Highway.

Pouco depois das 9h40, o helicóptero girou novamente em direção ao sudeste e subiu a mais de 2 mil pés acima do nível do mar. Depois, desceu e caiu na encosta a cerca de 1,4 mil pés, de acordo com dados do Flightradar24.

Quando atingiu o solo, a aeronave estava voando a cerca de 160 nós (184 milhas por hora) e descendo a uma velocidade de mais de 4 mil pés por minuto, mostraram os dados do Flightradar24.

No momento do acidente, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angles havia aterrado seus próprios helicópteros por causa das más condições climáticas. O impacto espalhou detritos por uma área do tamanho de um campo de futebol, conforme Villanueva.

Bryant se aposentou em 2016 como o terceiro artilheiro da história da NBA , terminando duas décadas com o Lakers como um prolífico arremessador de bolas, com um sublime jogo geral e uma ética competitiva implacável. Ele ocupou o lugar no campeonato até o sábado (25) à noite, quando James, dos Lakers, passou para o terceiro lugar durante um jogo na Filadélfia, cidade natal de Bryant.

(Com informações da Associated Press)

Publicidade