O Uber finalmente conseguiu sua empresa de entrega de alimentos, adquirindo a Postmates em um acordo de US$ 2,65 bilhões, confirmou a gigante de viagens contratadas por aplicativo nesta segunda-feira (6). Assim, a Uber Eats ganhará terreno contra a DoorDash, que controla cerca de 37% do mercado de entrega de alimentos nos Estados Unidos.

Isso é comparado com a participação de 20% do Uber Eats antes do acordo com a Postmates. A Grubhub detém cerca de 30% do mercado de entrega de alimentos nos EUA, segundo a Second Measure, uma empresa de análise de dados.

No mês passado, o Uber perdeu uma oferta pelo Grubhub, que o tornaria o principal serviço de entrega de alimentos no país. Mas o Just Eat Takeaway.com, com sede em Amsterdã, ficou com o Grubhub em um acordo de US$ 7,3 bilhões.

O setor de delivery está passando por uma grande consolidação este ano e é esperado mais. O número de pessoas que usam serviços de entrega de alimentos está aumentando devido à pandemia de coronavírus, mas os clientes tendem a pular de serviço em serviço, dependendo de onde encontrar o melhor negócio.

O Uber se apoiou em seus negócios de entrega de alimentos com a Covid-19, com a queda no transporte de passageiros. Os passeios pelo Uber caíram 3% no primeiro trimestre em comparação com os anos anteriores. Por outro lado, as reservas através do seu negócio de entrega de alimentos aumentaram 54% no mesmo período.

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes

Ao adquirir o Postmates, o Uber não apenas obtém a maior fatia do mercado de entrega de alimentos que há muito desejava, mas também se recupera de perdas adicionais relacionadas à pandemia em sua divisão de compartilhamento de viagens.

“Em nossa opinião, o Uber se vê de costas para a parede sobre o tema da consolidação, já que o acordo Grubhub se desfez em questões antitruste e agora deve procurar rapidamente adquirir participação de mercado e escala adicional, o que torna o Postmates um negócio estratégico inteligente”, escreveram analistas da Wedbush Securities nesta segunda-feira.

A Postmates, uma empresa privada de capital fechado, alega ter uma carteira de 600 mil comerciantes de alimentos e restaurantes, o que afirma ser a maior seleção dos EUA. A empresa diz que tem a capacidade de atender 80% das famílias em todos os 50 estados. Uber e Postmates são baseados em San Francisco, na Califórnia.

(Com informações de Associated Press)

Publicidade
CCA idiomas