As mudanças propostas no serviço de ônibus da Administração de Trânsito de Maryland deixariam uma lacuna de 21 quilômetros entre Annapolis e Baltimore, fechando a única rota regular que vai mais ao sul do que a Jumpers Hole Road, em Pasadena.

Em um ponto de ônibus em Church Circle em Annapolis nessa segunda-feira (28), um jovem casal disse que mora fora do Condado de Anne Arundel, mas usa a Rota 70 para ir ao trabalho e outras obrigações. Eles não podem pagar US$ 50 por um táxi.

Outra mulher contou que há sete anos se desloca de Glen Burnie para Annapolis de ônibus. Segundo ela, se a linha for cancelada, terá que encontrar um novo emprego.

O estado anunciou possíveis cortes neste mês para se adaptar aos efeitos financeiros da pandemia de coronavírus. Junto com a Rota 70, os ônibus urbanos 210 e 215 podem parar de operar, o que significa que as pessoas não poderiam mais usar o transporte público de Annapolis e Kent Island a Baltimore ou o fim da linha de metrô leve em Glen Burnie.

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas

Começando na estação Patapsco Lightrail, os ônibus da Rota 70 viajam ao longo da Ritchie Highway, passando pela ponte da Naval Academy e entrando no centro de Annapolis, depois voltando. Moradores de Glen Burnie não poderiam mais usá-lo para chegar ao Anne Arundel Community College, ao tribunal do condado, ao legislativo estadual ou a empregos na Academia Naval, Departamento de Recursos Naturais e nas empresas de turismo e hospitalidade da cidade.

Dez audiências públicas virtuais estão agendadas até 16 de outubro para discutir as mudanças. O período de comentários públicos termina em 16 de novembro e a decisão final será anunciada em 30 de novembro, entrando em vigor em 3 de janeiro. O porta-voz da Administração de Trânsito de Maryland, Paul Shepard, disse que o feedback do público é uma parte importante do processo de mudança do serviço.

Vários grupos de defesa, incluindo Disability Rights Maryland, Chesapeake Bay Foundation e NAACP Maryland State Conference assinaram uma carta liderada pela Maryland League of Conservation Voters, instando os legisladores a não fazerem as mudanças.

(Com informações de Capital Gazette)

Publicidade
Curso Design de Cobrancelhas