O Ministério da Cidadania divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15), o calendário de pagamentos e saques do auxílio emergencial de R$ 600. Segundo a Portaria Nº 386, beneficiários que já receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril e atenderem às condições legais, poderão receber a segunda parcela a partir de um calendário que tem início na próxima segunda-feira (18).

O cronograma prevê os pagamentos tanto em meio digital (pela poupança social) quanto a disponibilização de saques em dinheiro em agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Para saber o dia em que terão direito a receber os valores, os beneficiários devem levar em conta o número final de NIS (no caso dos que recebem Bolsa Família) ou o mês de nascimento (nos outros casos).

No texto da portaria, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirma que o calendário foi estipulado “considerando que já existem mais de 58 milhões de pessoas aptas a receber o auxílio e a necessidade de evitar que estas tenham que comparecer ao mesmo tempo nas agências bancárias, postos bancários ou representantes bancários”.

Ainda de acordo com o texto, o calendário de pagamento para os inscritos no Programa Bolsa Família será entre 18 e 30 de maio, considerando que “no âmbito do programa existem 14,29 milhões de famílias, com mais de 40 milhões de beneficiados”. Segundo o ministério, os solicitantes através do aplicativo somam mais de 28 milhões de pessoas.

Calendário:

Pagamentos da segunda parcela – Uso digital (pela poupança social) – nas datas indicadas no pagamento digital, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.

20/mai (qua) – Nascidos em janeiro/ fevereiro

21/mai (qui) – Nascidos em março/ abril

22/mai (sex) – Nascidos em maio/ junho

23/mai (sab) – Nascidos em julho/ agosto

25/mai (seg) – Nascidos em setembro/ outubro

26/mai (ter) – Nascidos em novembro/ dezembro

Pagamentos da segunda parcela – Saque em espécie (Bolsa Família) – para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração, os recursos estarão disponíveis para saques e transferências bancárias, conforme calendário constante.

Nas datas indicadas abaixo, eventual saldo existente nas poupanças sociais digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário houver recebido a primeira parcela.

18/mai (seg) – NIS 1

19/mai (ter) – NIS 2

20/mai (qua) – NIS 3

21/mai (qui) – NIS 4

22/mai (sex) – NIS 5

23/mai (seg) – NIS 6

Publicidade

26/mai (ter) – NIS 7

27/mai (qua) – NIS 8

28/mai (qui) – NIS 9

29/mai (sex) – NIS 0

Pagamentos da segunda parcela – Saque em espécie (poupança social e demais públicos) – para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração, os recursos estarão disponíveis para saques e transferências bancárias, conforme calendário constante.

Nas datas indicadas abaixo, eventual saldo existente nas poupanças sociais digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário houver recebido a primeira parcela.

30/mai (sab) – Nascidos em janeiro

1º/jun (seg) – Nascidos em fevereiro

2/jun (ter) – Nascidos em março

3/jun (qua) – Nascidos em abril

4/jun (qui) – Nascidos em maio

5/jun (sex) – Nasidos em junho

6/jun (sab) – Nascidos em julho

8/jun (seg) – Nascidos em agosto

9/jun (ter) – Nascidos em setembro

10/jun (qua) – Nascidos em outubro

12/jun (sex) – Nascidos em novembro

13/jun (sab) – Nascidos em dezembro

(Com informações da CNN Brasil)

Publicidade
Curso de Inglês Marcondes