Moradores de Maryland estão relatando lentidão no site, sinais de ocupado e longas esperas para enviar solicitações de dinheiro de emergência, pois o número de pedidos de seguro-desemprego nas últimas semanas se aproxima do total do estado para todo o ano de 2019.

E autoridades estaduais disseram que, enquanto isso, não há um cronograma claro para quando os residentes poderão receber US$ 600 extras em benefícios semanais de desemprego como parte do pacote federal devido à pandemia de Covid-19, aprovado pelo Congresso e assinado pelo presidente Donald Trump.

Tudo isso se soma a um processo de reivindicação de desemprego que pode levar três semanas, mesmo em tempos normais. “Vai demorar um mês, provavelmente, antes que eu veja o dinheiro desde que fui demitida”, estima Lisa Moyer, assistente de dentista na península de Delmarva. Ela tentou acionar o seguro mais de 500 vezes, até conseguir na terça-feira (7). “Tem que haver uma maneira melhor”, entende.

Reclamações nas contas de mídia social do departamento estadual do trabalho estão ecoando histórias semelhantes de moradores preocupados e confusos. Mike Ricci, porta-voz do governador Larry Hogan, informou que as autoridades do estado estão trabalhando para reduzir o atraso, inclusive treinando mais pessoas para atender ao call center.

A maioria dos residentes pode entrar on-line, mas quem trabalha para o governo federal ou que trabalhou fora do estado nos últimos 18 meses deve enviar reivindicações por telefone.

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“Existe uma grande frustração no processo de reivindicações de desemprego no momento, e é compreensível”, escreveu ele no Twitter. “Estamos trabalhando o mais rápido possível para atualizar nossos sistemas para permitir que mais pessoas solicitem on-line”.

Mais de 132 mil pessoas entraram com pedido de seguro-desemprego em Maryland em março, o que significa que o estado logo superará as 165 mil reivindicações enviadas em todo o ano passado, de acordo com dados federais. As chamadas estão chegando a uma taxa de cerca de 500 por hora, segundo Ricci, e esse volume esmagador significa que algumas dessas chamadas são descartadas.

Atendimento

Em resposta ao aumento, o estado estendeu o horário de atendimento das solicitações de desemprego para as 7 às 18 horas. Os funcionários da central de atendimento se revezam em turnos e estão trabalhando 24 horas por dia para processar os pedidos e responder perguntas enviadas por e-mail à interface do usuário.

Reivindicações de todos os estados devem passar por um banco de dados federal para verificar os números de previdência social dos solicitantes e a demanda esmagadora por esse sistema atrasou os pedidos em todo o país.

(Com informações de Baltimore Sun)

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