Na medida em que se aproxima a temporada de compras natalinas, os maiores varejistas da América lutam para conquistar clientes com negócios antecipados nas lojas e on-line. E este ano a temporada abre ainda mais cedo: transferido devido à pandemia, o Amazon Prime Day, evento anual de vendas com descontos que deveria era realizado em julho, ocorre nesta terça (13) e quarta-feira (14).

O Prime Day, promovido desde 2015, representa apenas cerca de 1 a 2% das vendas anuais da Amazon, segundo analistas – a empresa não divulga os números. O evento visa fidelizar os assinantes Prime e atrair novos clientes ao programa.

Os analistas de varejo esperam que o Prime Day deste ano dê à Amazon um impulso extra no quarto trimestre. Isso ocorre porque as pessoas tendem a gastar mais no final do ano com os feriados do que nos meses de verão, mesmo com o risco de os consumidores reduzirem seus gastos à medida que as perdas de empregos aumentam e mais tempo passa sem um acordo de estímulo no Congresso.

A explicação dos analistas é de que os consumidores principais podem estar gastando menos em viagens e outras atividades de lazer do que antes da pandemia. Isso significa que eles terão mais para gastar em eletrônicos, utensílios de cozinha e outros itens da Amazon.

O Telsey Advisory Group prevê vendas de até US$ 11 bilhões no Prime Day, um aumento de 40% em relação ao evento do ano passado, realizado em julho. O aumento nas compras on-line, com os consumidores fazendo pedidos de casa, e a participação de pequenas empresas devem ajudar a impulsionar as vendas, segundo a empresa.

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Espalhar a temporada de compras de fim de ano por um período mais longo também pode ajudar a Amazon a evitar uma concentração de pedidos no final da temporada, o que sobrecarrega sua rede de logística e leva a atrasos no envio.

Empresas locais

Neste ano, a gigante do varejo on-line está tentando colocar um foco extra em ajudar as pequenas empresas, porque elas foram duramente atingidas pela pandemia, conforme Katie Larsen, uma porta-voz da Amazon.

A companhia fez uma promoção inicial na qual o cliente receberia US$ 10 para gastar no Prime Day se gastasse US$ 10 em uma pequena empresa nas duas semanas anteriores ao evento. Segundo a porta-voz, um milhão de pessoas participaram nas primeiras 24 horas.

(Com informações de Associated Press e WTop)

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