O aluguel de apartamentos na área de DC continua sendo um dos mais altos do país. Mesmo com a queda de 1,6% em relação ao ano passado, a média de pouco mais de US$ 2,1 mil por mês é a sétima mais alta entre as grandes cidades dos EUA. A boa notícia para quem precisa locar um imóvel é que o preço está caindo, à medida que os proprietários procuram atrair inquilinos.

A imobiliária Zillow relata que o cenário no Distrito reflete o que está acontecendo em cidades grandes e caras em todo o país. A “erosão” dos aluguéis fez os proprietários responderem a uma queda na demanda e ao aumento das vagas com a redução das taxas.

As vagas em apartamentos estão aumentando nas grandes cidades porque o trabalho remoto permite que os locatários se mudem para lugares mais baratos. Mas a desocupação também cresceu como resultado direto da alta taxa de desemprego provocada pela pandemia de Covid-19, especialmente entre os trabalhadores mais jovens no setor de serviços.

“Seu emprego, suas horas e seus ganhos foram todos ‘martelados’, o que torna muito mais difícil para eles pagarem suas próprias casas. Então, muitas dessas pessoas estão se mudando. Já vimos mais de dois milhões de jovens voltarem a morar com os pais”, explica Jeff Tucker, analista de pesquisa econômica da Zillow.

Publicidade

Além de ajustar os aluguéis, mais proprietários estão oferecendo concessões para preencher apartamentos vagos. “O que isso realmente significa em termos práticos, na maioria dos casos, é um ou dois meses de aluguel grátis. Em um aluguel de um ano, isso é melhor do que um desconto de 10%”, aponta Tucker.

Outros benefícios incluem nenhum depósito, ou menor, e estacionamento gratuito ou com preço reduzido. Isso significa que os locatários podem negociar ao assinar um novo contrato. “É provável que você tenha muito mais sucesso do que há alguns anos, quando o mercado de aluguel era muito apertado. Mas agora, eles estão preocupados em deixar essas unidades vagas e isso dá poder de negociação aos inquilinos”, afirma o analista.

(Com informações de WTop)

Publicidade